close

Vagas de emprego home office

COMPARTILHE!
Vagas de emprego home office

O que veremos neste artigo

Você sabia que a oferta de vagas de emprego home office segue crescendo mesmo após o fim da pandemia de covid-19?

Você sabia que a oferta de vagas de emprego home office segue crescendo mesmo após o fim da pandemia de covid-19? Isso porque há uma aceitação cada vez maior dessa modalidade de trabalho, que oferece benefícios tanto para as empresas quanto para os trabalhadores.

O crescimento da modalidade home office a partir da pandemia de covid-19

O início da pandemia do novo coronavírus, nos primeiros meses de 2020, determinou uma era marcada por profundas transformações na economia. 

 

Isso porque o fechamento das atividades presenciais impactou de modo severo diferentes atividades, ao mesmo tempo em que impulsionou outras. 

 

Assim, uma das formas encontradas por muitas empresas e instituições para não paralisar completamente suas atividades durante a necessidade de isolamento social foi instaurar o trabalho home office.

 

De instituições de ensino a organizações privadas de diferentes segmentos, passando pela prestação de serviços autônomos, a modalidade home office se tornou uma realidade de um momento para outro.

 

Com o avanço da vacinação coletiva e o enfraquecimento da pandemia de covid-19, mais atividades presenciais retornaram, de forma natural. Contudo, uma tendência que veio para ficar para muitas empresas e profissionais foi o trabalho home office.

 

Segundo pesquisa realizada em 2022 pela gigante de tecnologia Microsoft, 58% dos brasileiros gostariam de mudar para um modelo de trabalho híbrido ou totalmente remoto. 

 

Essa escolha é motivada por diferentes razões. Desde a maior valorização da saúde e bem estar individual, à facilidade de conciliação com as atividades domésticas, mais tempo com a família e evitar um tempo longo de deslocamento de casa ao trabalho.

 

No entanto, ainda que não seja uma realidade aplicável a todos os tipos de segmentos e prestação de serviços, é inegável que a oferta de vagas de emprego home office aumentou. 

Quais atividades e segmentos oferecem mais vagas de emprego home office?

Se durante a pandemia praticamente todas as atividades tiveram de se adaptar a um funcionamento remoto, nesse momento pós pandemia o cenário é outro. 

 

Por isso, o perfil das pessoas que seguem em trabalho remoto ou híbrido hoje é diferente dos últimos anos. É uma realidade que atende, sobretudo, profissionais mais qualificados, com boa remuneração.

 

Assim, atualmente o modelo de trabalho home office se tornou mais comum em atividades nas quais a presença física não é uma exigência essencial para a realização do trabalho.

 

Portanto, as áreas de tecnologia, atividades financeiras, informação e comunicação, além de outras prestações de serviço mais especializadas, são os segmentos que mais oferecem vagas de emprego home office. 

Profissões com maior oferta de vagas de emprego home office

Veja abaixo algumas áreas profissionais que oferecem uma maior possibilidade de atuação de modo home office.

Analista de dados

Esse profissional pode atuar em diferentes segmentos, como o responsável pela coleta, análise e interpretação de dados de um negócio. 

 

É necessária formação na área de tecnologia, seja em Sistemas de Informação ou Ciência da Computação. É uma dos segmentos que mais oferece vagas home office. 

Analista de sistemas

Responsável pelo desenvolvimento de projetos de tecnologia desde o seu planejamento até a implementação, atua no setor de TI das empresas. 

 

No entanto, como parte das suas tarefas inclui administração de redes e bancos de dados, desenvolvimento de softwares e suporte aos usuários de um sistema, é fundamental possuir uma excelente conexão de internet para conseguir trabalhar home office de forma plena. 

Desenvolvedor de softwares

Esse profissional pode atuar com a criação e manutenção de sites, aplicativos e outros softwares, através do desenvolvimento de projetos a partir da linguagem de programação.

 

O desenvolvedor pode trabalhar na área de front-end, back-end ou full stack. Cada uma delas atua em uma determinada área de desenvolvimento do site ou aplicativo. 

 

É necessária formação em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Ciência da Computação, Engenharia da Computação ou cursos especializados. 

 

Por basicamente precisar apenas de um computador e uma excelente conexão de internet, a grande maioria dos desenvolvedores trabalha de forma online em modo home office. 

Editor de vídeos

Para atuar nesse segmento, é necessário domínio de técnicas e ferramentas de edição de vídeo. Não necessariamente é fundamental uma formação de nível superior na área, ainda que muitos profissionais sejam formados em Comunicação, Publicidade ou Cinema.

 

É uma outra área que permite uma atuação cem por cento home office visto que o trabalho é realizado inteiramente através de bons equipamentos e softwares de edição de vídeo. 

Jornalista

O trabalho home office também se tornou mais comum no segmento do jornalismo, especialmente para profissionais que atuam com a produção e edição de conteúdos de escrita. É necessário formação em Jornalismo. 

Produtor de conteúdo

Não é essencial ter uma formação especializada para ser um produtor de conteúdo, ainda que muitos profissionais sejam formados em Jornalismo, Publicidade ou Marketing.

 

Mesmo antes da pandemia, esse era um segmento com forte atuação em modelo home office. Isso porque a produção de conteúdo digital é feita através de um computador e internet, o que permite, portanto, uma grande flexibilidade presencial.

 

Ele pode atuar desenvolvendo estratégias de conteúdo, artigos, ebooks e materiais para empresas. Ou pode atuar ainda como criador influencer, no qual ele trabalha com a sua própria produção de conteúdo autoral. 

Professor

O ensino à distância era uma modalidade que já apresentava crescimento antes da pandemia e teve grande expansão durante o período. 

 

Por isso, a oferta de formações e cursos na modalidade EaD tornou- se muito mais comum. Assim, é natural que a demanda de vagas de professor para atuar de modo home office também tenha aumentado.

 

É mais comum a oferta de vagas em cursos de ensino superior, assim como de cursos livres ou preparação para concursos. 

Psicólogo

Essa foi uma das profissões que foi mais afetada pela pandemia. Isso porque foi necessário uma regulamentação e aprovação do Conselho Federal de Psicologia para que a profissão pudesse ser exercida de modo home office. 

 

É curioso que, mesmo após o retorno das atividades presenciais, muitos psicólogos relatam que boa parte dos pacientes que já faziam atendimento antes da pandemia preferiram seguir no atendimento online.

 

Para exercer a profissão, é fundamental a formação de ensino superior no curso de Psicologia, além de cumprir outros requisitos profissionais para oferecer atendimento terapêutico.

 

Assim, quem tem uma formação em alguma dessas áreas, com certeza tem mais chances de encontrar vagas de emprego home office. Contudo, é possível explorar vagas em outros segmentos através da pesquisa em sites especializados e plataformas de emprego.



Vagas de emprego home office


Sobre o autor

Gisele Mendes - Marketing - Divulga Vagas
Gisele Mendes

Marketing - Divulga Vagas
 www.divulgavagas.com.br





Scroll to Top