Como enviar currículo pelo whatsapp

COMPARTILHE!
Como enviar currículo pelo whatsapp



O que veremos neste artigo

Você sabe como enviar currículo pelo WhatsApp? Vamos ensinar como fazer isso de forma incrível

Você sabe como enviar currículo pelo WhatsApp? Pode parecer estranho para algumas pessoas, contudo, o aplicativo de comunicação mais usado no Brasil também se tornou um meio importante para participar de processos seletivos. Veja mais neste artigo!

Dicas de como enviar currículo pelo WhatsApp

Em primeiro lugar, antes de enviar seu currículo dessa forma, é fundamental entender se a empresa na qual você vai se candidatar aceita esse método de envio.

 

Isso porque o mais comum é que o envio do currículo seja realizado por email ou através de plataforma digital indicada pelo recrutador. 

 

Portanto, enviar um currículo pelo WhatsApp de forma aleatória pode parecer invasivo e pouco profissional, além de te prejudicar no processo seletivo. 

Faça um texto de apresentação para enviar junto do currículo

Caso a empresa aceite envios de currículo por WhatsApp, é legal enviar junto do mesmo um pequeno texto ou mensagem de apresentação. Dessa forma, o currículo não fica solto.

O seu texto deve ser claro e objetivo. Vamos colocar alguns modelos neste artigo para você se guiar na construção dessa mensagem. 

Não envie sua apresentação em formato de áudio

Apesar de ser um modo mais prático, de forma alguma, você deve enviar sua mensagem de apresentação em forma de áudio. É enorme a chance disso ser considerado inapropriado por parte dos recrutadores. 

 

Caso realmente seja necessário se comunicar dessa forma, por algum motivo específico, envie uma mensagem antes pedindo autorização para fazê-lo. 

Capriche na apresentação e formatação do seu currículo

O seu currículo deve estar com uma ótima apresentação, tanto em termos visuais quanto das informações relevantes. O mais indicado é utilizar o formato PDF para o envio, uma vez que ele favorece a visualização e não é editável, o que o torna mais seguro. 

Tenha paciência com o tempo de resposta

Após o envio da mensagem de apresentação e currículo, é preciso ter paciência com o tempo de resposta. Imagine que durante um processo seletivo um recrutador recebe um alto volume de mensagens para responder, todos os dias. 

 

Assim, é natural que a resposta à sua mensagem não seja imediata. Isso não quer dizer que houve falta de interesse ou que a sua candidatura não foi considerada. 

 

Tenha paciência e controle a sua ansiedade sobre isso. Enviar outras mensagens cobrando uma resposta dos recrutadores pode soar áspero e te prejudicar no processo. 

Ajuste seu tom de voz

Na construção da mensagem escrita, tenha bastante atenção com o tom de voz que vai empregar no texto. Apesar do aplicativo de mensagens ser mais usado em contextos informais, é necessário lembrar que você está usando ele como meio de se candidatar a um processo seletivo. Por isso, é recomendável adotar um tom mais formal. 

Em caso de conversa, aproveite para tirar dúvidas

Se o recrutador responder a sua mensagem prontamente ou por acaso, você estiver online no momento da resposta, pode ser uma boa oportunidade para tirar dúvidas sobre a vaga.

 

No caso do recrutador estar aberto a uma conversa e lhe fizer algumas perguntas, responda com atenção. Aproveite o momento para obter todas as informações possíveis sobre a vaga de emprego e não ficar com nenhuma dúvida pendente. 

Tenha cuidado com propostas de emprego que aparecem no WhatsApp

O fato do WhatsApp ser um aplicativo aberto e usado por milhões de pessoas todos os dias faz dele um ótimo meio de aplicar golpes. Por essa razão, tenha cautela e cuidado com o envio do seu currículo para propostas que surgirem via aplicativo.

 

Tenha especial atenção e desconfiança com propostas mirabolantes, que apresentam vários benefícios e altos rendimentos sem que seja necessário qualificação ou muito tempo por semana.

 

No caso de receber uma indicação de vaga de emprego pelo WhatsApp, pesquise na internet se a vaga é real. Previna-se de enviar seu currículo para falsos processos seletivos que, na verdade, são golpes. 

Exemplos de texto para enviar junto do currículo no WhatsApp

Veja abaixo alguns exemplos de mensagens de apresentação e textos curtos para enviar junto do seu currículo para o processo seletivo ao qual pretende concorrer.

Modelo de mensagem para primeira candidatura no processo seletivo

 

Olá [nome do recrutador]

Me chamo [insira seu nome e ao menos um sobrenome], trabalho como [insira sua profissão] e estou fazendo contato para envio de currículo para a vaga de [insira a descrição da vaga] na empresa [insira o nome da empresa].

 

Acredito que minha formação e experiência profissional atuando no segmento vai colaborar com a equipe, de modo que a empresa possa atingir suas metas e objetivos.

 

Possuo os requisitos [diga quais, de acordo com aquilo que é solicitado na vaga] necessários para ocupar a vaga e tenho muito interesse em trabalhar na empresa porque [dê uma breve razão sincera para tal]. 

 

Caso seja do interesse da empresa, peço que analisem o meu currículo. Estou à disposição para conversarmos mais sobre o assunto. 

 

Obrigada pelo seu tempo,

[insira seu nome]

[envie o currículo após a mensagem]

[pode ser interessante enviar também o link para o seu perfil no LinkedIn]”

Modelo de mensagem para primeiro contato

 

Olá [insira o nome do recrutador], tudo bem?

Recentemente, tomei conhecimento sobre a oportunidade em aberto no segmento de [insira a descrição da vaga] na empresa [insira o nome da empresa]. 

 

Possuo a experiência necessária para ocupar a função de forma plena, tanto em termos de qualificação quanto de tempo de experiência. 

 

Assim, envio meu currículo para análise. Fico à disposição para novos contatos e estou com ampla disponibilidade para realizar uma entrevista, caso seja do interesse da [insira o nome da empresa].

 

Obrigada por seu tempo, tenha um ótimo dia!

[insira seu nome]

[envie o currículo após a mensagem]

[pode ser interessante enviar também o link para o seu perfil no LinkedIn]”

Construa uma mensagem que faça sentido com o contexto

É importante você adaptar o texto da mensagem para o contexto no qual ela se insere. Por exemplo, se você tiver sido indicado por alguém para a vaga, é fundamental mencionar isso.

 

O mesmo vale para o caso de você já ter um contato anterior ou prévio com recrutador. Isso pode facilitar a construção da mensagem em um tom mais informal. 

 

De qualquer forma, os modelos descritos no artigo são apenas um modelo-base para você se guiar e desenvolver seu próprio texto.

 

É essencial ter uma abordagem gentil, educada e direta. Além disso, não cometa erros de português porque isso pode causar uma má impressão. 

 

Não existe um modo certo de como enviar currículo pelo WhatsApp. Contudo, é interessante seguir algumas dicas gerais para causar uma boa impressão no processo seletivo e ter mais chances de ser contratado.



Lista de Vagas Administrativas


Sobre o autor

Gisele Mendes - Marketing - Divulga Vagas
Gisele Mendes

Marketing - Divulga Vagas
 www.divulgavagas.com.br




Scroll to Top