close

Empregos em Portugal: Como é trabalhar lá

COMPARTILHE!
Empregos em Portugal: Como é trabalhar lá

O que veremos neste artigo

Você já pensou em procurar empregos em Portugal? Acompanhe neste artigo algumas dicas preciosas se você considera esta possibilidade.

Você já pensou em procurar empregos em Portugal? Acompanhe neste artigo algumas dicas preciosas se você considera esta possibilidade.

Atualmente há um grande fluxo de brasileiros para esse país, em busca de melhores salários e melhor qualidade de vida.

Como encontrar empregos em Portugal sendo brasileiro?

Antes de tudo, é importante falar que o cenário econômico global para esse ano prevê pouco crescimento em todos os continentes. Isso porque a economia mundial ainda se recupera do período da pandemia, ainda que as perspectivas atuais sejam melhores.

 

O mesmo ocorre em Portugal. Assim, as taxas de desemprego subiram por lá durante a pandemia e a retomada tem sido lenta. Portanto, saiba que o grande fluxo de migrações de brasileiros para o país não significa que seja mais fácil encontrar um emprego lá. 

 

Encontrar vagas de emprego em Portugal que sejam compatíveis com brasileiro depende de alguns fatores. Vamos abordá-los mais nos próximos tópicos. 

Por onde começar?

O primeiro passo para você considerar a possibilidade de trabalhar em Portugal é definir como será o seu processo de migração e de qual forma você pretende obter a autorização para residir no país. 

Existem duas maneiras principais de conseguir trabalhar em Portugal de forma legal: através do visto de trabalho e da obtenção de cidadania europeia. 

Visto de trabalho

O visto é um documento necessário para quem deseja viver e trabalhar legalmente em Portugal. Assim, é importante que ele seja emitido ainda no Brasil. Sua solicitação deve ser feita após a assinatura de um contrato de trabalho no país. 

 

Existem diferentes categorias de visto, além do tradicional. Alguns muito utilizados são o Visto D2 (voltado para empreendedorismo), o Tech Visa (para profissionais que trabalham com tecnologia) e o D3 (para profissionais com alta qualificação. 

 

No entanto, se a sua intenção é estudar em Portugal e conseguir um emprego durante o curso, não se preocupe. Isso porque é possível conciliar estudo e trabalho, desde que atenda a algumas condições específicas. Portanto, você pode obter também um visto de estudante e trabalhar de forma concomitante. 

Cidadania Europeia

A outra forma de trabalhar de forma legal em Portugal sem necessidade de visto é quando o cidadão brasileiro também possui cidadania europeia. 

 

Essa é uma das possibilidades jurídicas do acordo de bloco econômico entre os países. A cidadania pode ser de qualquer país membro da União Europeia. 

Não migre sem um trabalho

Não é recomendável realizar a mudança e migração para Portugal sem um trabalho garantido. Isso porque a apresentação do contrato ou promessa de trabalho é um item obrigatório para a solicitação de visto. 

 

Apesar de existirem muitos brasileiros que vivem e trabalham no país lusitano com visto de turista, essa não é a maneira correta de fazê-lo.

O cidadão pode enfrentar problemas, como receber multas elevadas pelo órgão de regulação para conseguir se regularizar, trabalhar em empregos informais sem garantias trabalhistas ou até mesmo ser deportado. 

 

Por essa razão, se você tem esse desejo, o ideal é iniciar sua busca por empregos em Portugal enquanto ainda estiver no Brasil. Dessa forma, você consegue se planejar da forma correta e executar todos os trâmites de forma segura. 

Como procurar empregos em Portugal?

Assim como no Brasil, uma das melhores maneiras de procurar vagas de emprego lá é através da internet. Procurar vagas em sites especializados é uma boa dica, contudo, há também outras opções interessantes.

 

O LinkedIn é uma importante ferramenta para preenchimento de vagas no mercado de trabalho português. É possível encontrar ótimas vagas na rede. Por isso, é essencial manter o seu perfil na plataforma (ou criar um) sempre atualizado. 

 

Se você puder adicionar informações em inglês, aumenta as suas chances. Há muitas empresas multinacionais que recrutam trabalhadores e nesse caso, falar inglês será primordial. 

 

Outra alternativa para encontrar vagas de emprego são os grupos do Facebook. No entanto, é essencial ter alguns cuidados e pesquisar muitas referências antes de se candidatar para vagas divulgadas pelas redes sociais.

A precaução é fundamental para evitar golpes ou até mesmo situações de empregos indesejáveis. 

 

Se você conhecer pessoas que já moram em Portugal, pode usar a sua rede de contatos lá e buscar fazer networking para obter uma indicação. Conversar com essas pessoas também pode te ajudar a entender melhor a realidade do mercado de trabalho local.

Antes de começar a se candidatar às vagas, é necessário adaptar o seu currículo. O modelo mais usado por lá é o Europass. Isso é um ponto que será bem avaliado nos processos seletivos que você participar. 

Quais são as profissões mais em alta para brasileiros?

É possível procurar vagas de emprego em Portugal tanto com diploma ou sem diploma. Inclusive, a maioria das vagas disponíveis não têm altas exigências de qualificação. 

Existem algumas áreas de emprego que estão mais em alta para brasileiros que buscam trabalhar no país português. São elas:

 

  • Marketing;
  • Direito;
  • Contabilidade;
  • Turismo;
  • Finanças;
  • Recursos Humanos;
  • Logística;
  • Construção Civil;
  • Comércio;
  • Gastronomia;
  • Moda e artes.

Para quem tem formação em alguma área relacionada à Tecnologia ou Tecnologia da Informação, a tarefa de encontrar uma vaga de emprego pode ser até mais fácil.

 

Portugal é um país que sofre com a falta de profissionais qualificados em áreas tecnológicas e, além disso, há uma enorme demanda de mercado. 

Essas vagas costumam oferecer salários e benefícios maiores que a maioria e até auxiliam brasileiros no processo de migração. Não à toa, há uma categoria de visto de trabalho especial para os profissionais dessa área.

Como é a média salarial em Portugal?

O salário de um profissional brasileiro em Portugal pode depender de vários aspectos, como a sua qualificação ou setor empregatício. 

É importante considerar o valor do salário mínimo no país, que em 2022 passou a ser 705 euros. Contudo, o salário médio da população fica em torno de 1300 euros brutos. 

 

Então, percebe-se que a maior parte dos trabalhadores no país recebe em torno de um salário mínimo e meio, sem descontos. Um fator que deve ser levado em consideração antes de começar a procurar vagas, é pesquisar sobre o custo de vida em Portugal. 

 

Apesar de não ser tão alto quanto em outros países europeus, o valor de aluguel em cidades como Lisboa e Porto não é barato. 

Então, antes de começar a procurar vagas de emprego em Portugal, pesquise sobre o país, sobre o mercado de trabalho e obtenha o máximo de informações possíveis. 

A mudança para um país estrangeiro é um passo muito sério, por isso, deve ser executado com muita responsabilidade.

 



Empregos em Portugal


Sobre o autor

Gisele Mendes - Marketing - Divulga Vagas
Gisele Mendes

Marketing - Divulga Vagas
 www.divulgavagas.com.br





Scroll to Top