Pode parecer impossível conciliar todas as coisas que você precisa fazer para ganhar alguma vantagem profissional nos dias de hoje. Mas fazer progressos não precisa ser, necessariamente, algo demorado ou difícil. 

Estabelecer limites e priorizar o que é mais importante no seu dia a dia é um simples ajuste que pode refletir em novas oportunidades profissionais, assim como aproveitar o tempo livre para adquirir mais conhecimento também poderá o beneficiar no ambiente corporativo.

Veja oito maneiras rápidas e fáceis de avançar na carreira:

1. Proteja seu tempo

O tempo é um bem precioso e não renovável; ele continuará avançando e você nunca o terá de volta. Além disso, é muito fácil estar ocupado e não estar sendo produtivo, o que causa um sentimento de frustração e o atrapalha a realizar o que você queria. Proteja seu tempo estabelecendo limites, eliminando as distrações e priorizando o que é mais importante. Dizer não para as pessoas e para as coisas que não apoiam seus objetivos lhe dará mais tempo para dizer sim para o que realmente é importante.

2. Absorva conhecimento

Existe uma infinidade de conhecimento disponível em uma variedade de formatos e modos de consumo. Ler livros e artigos, assistir webinars, palestras no TED, masterclasses ou até ouvir podcasts pode abrir seu mundo para novas ideias e possibilidades, mantendo você atualizado das últimas tendências da sua indústria e fornecendo um material interessante para você conversar com seus colegas e clientes. Trabalhe isso na sua rotina diária trocando uma sessão de Netflix pela leitura de alguns capítulos de um livro ou até mesmo abrindo mão de algum tempo nas redes sociais para acompanhar seu podcast favorito.

3. Compartilhe sua sabedoria

Ao longo dos anos, você provavelmente acumulou muita experiência, insights e compreensão; faça um bom uso disso ajudando os outros. Posicione-se como um líder confiável compartilhando regularmente seus conhecimentos em sua área de especialização por meio das redes sociais. Dê algo valioso para as pessoas e concentre-se em compartilhar experiências de negócios do mundo real, assim como as lições aprendidas na liderança.

4. Atualize sua história de carreira

Todo mundo tem uma trajetória única, mas nem todos usam o poder da narrativa para o sucesso. Elaborada de maneira adequada, a história da sua carreira o ajuda a se diferenciar dos seus concorrentes, destacando seu valor e atraindo outros profissionais da área na sua direção. A história fornece um fio condutor que une suas experiências pessoais e profissionais, bem como suas habilidades e sua personalidade, facilitando que outras pessoas o conheçam. Reserve alguns minutos para atualizar a sua trajetória profissional em seu perfil do LinkedIn, omitindo tudo aquilo que desfavorece seus objetivos e destacando onde você quer chegar.

5. Mude seu foco para os outros

Uma das melhores (e pouco intuitivas) maneiras de progredir em sua carreira não tem nada a ver com você. Com muita frequência, presumimos que todos pensam, se comportam e se comunicam da mesma maneira que nós. Pior, cometemos o erro de focar nossos argumentos de vendas e comunicação em nós mesmos, em vez de pensar no nosso público-alvo. Ao colocar os outros em primeiro lugar e adotar uma mentalidade de serviço, você pode melhorar sua comunicação e sua conexão, aumentando sua confiança e aprofundando seus relacionamentos nos negócios.

6. Desafie-se a tentar algo novo

Se você continuar fazendo as mesmas coisas, dificilmente vai crescer. Supere o seu medo e saia da sua zona de conforto. Quando você se desafia a tentar algo que o assusta – liderar um argumento de venda para um novo cliente, apresentar os objetivos trimestrais de seu departamento ou pedir a seu chefe mais responsabilidade – você vai além das palavras e chega no campo da ação. E quando você vencer esse desafio com sucesso, sua confiança estará renovada. Você receberá uma atenção positiva pela sua coragem e iniciativa. Assim, sua decisão de dar um salto adiante pode ser o catalisador para o crescimento profissional.

7. Aumente o nível do seu círculo íntimo

Em sua busca pelo progresso, não subestime o poder de seus relacionamentos. Cerque-se de pessoas que o apoiam, que o desafiem a ser a melhor versão de você e que o ajudem a chegar lá. Reúna um pequeno grupo e forme um time de mentores informais, onde cada membro pode apresentar outras pessoas e empresas e compartilhar seus conhecimentos e conselhos. O ambiente sempre vence; certifique-se de que seu círculo íntimo inclua o tipo de pessoa com quem você gostaria de competir, aprender e colaborar.

8. Pratique o autocuidado

Somos constantemente bombardeados com mensagens de executivos que nunca dormem e de empreendedores que orgulhosamente “agitam” 24 horas por dia, 7 dias por semana. Mas raramente ouvimos as consequências desagradáveis ​​dessa atitude: estresse crônico, esgotamento, relacionamentos fracassados ​​e doenças. A verdade é esta: você não pode derramar um copo vazio. Para fazer um progresso sério na carreira, não negligencie seu bem-estar. O autocuidado não é nada egoísta; você deve construir a tempo de recarregar sua mente, corpo e espírito.

FONTE: 

https://forbes.com.br/carreira/2021/06/8-dicas-rapidas-e-faceis-de-implementar-para-evoluir-na-carreira/