Vagas de representante comercial

COMPARTILHE!
Vagas de representante comercial



O que veremos neste artigo

Você sabe como encontrar boas vagas de representante comercial?

Você sabe como encontrar boas vagas de representante comercial? Muitas pessoas podem ter dificuldade de se colocar nesse mercado porque não sabem quais são as especificidades dessa função. Confira nesse artigo mais sobre essa profissão.

O que é um representante comercial?

A lei que define a atuação do representante comercial é a n° 4.886. Ela foi sancionada há quase 60 anos, no ano de 1965. Assim, ela regula a atividade e descreve quais as funções que o representante comercial autônomo deve exercer. 

O representante comercial é um profissional que atua de forma direta com a venda de produtos ou serviços de uma determinada empresa. Ele pode ter vínculo empregatício junto à organização ou atuar como autônomo. 

No caso de ser autônomo, é necessário que o representante de vendas seja registrado no INSS. Nesta configuração, ele pode prestar serviços para empresas distintas. 

Um dos motivos que fazem com que as vagas de representante comercial sejam bem concorridas é que a profissão tem uma boa perspectiva. 

Isso porque é comum que os profissionais recebam uma combinação de salário e comissão por vendas. Assim, garante uma ótima remuneração mensal para quem desempenha bem a função. 

Vagas de representante comercial e vagas de vendedor são a mesma coisa?

A resposta é não. Contudo, essa é uma dúvida bem frequente de muitas pessoas. Apesar de as funções terem semelhanças, há uma diferença importante entre as duas.

Essa diferença está relacionada ao vínculo empregatício. O vendedor, de modo geral, é um funcionário empregado de uma empresa. 

Enquanto isso, o representante comercial não necessariamente precisa ser. Inclusive, o mais comum é que sua atuação seja autônoma. Por isso, ele pode atuar tanto como pessoa física ou como pessoa jurídica. 

Há empresas que preferem trabalhar apenas com vendedores, assim como há outras que optam pelos representantes comerciais. A decisão da empresa geralmente se baseia em custos e questões operacionais para entender o que faz mais sentido para a organização. 

O que faz um representante comercial?

Basicamente, a principal função do representante comercial é a venda dos produtos ou serviços. Contudo, é comum que ele acumule outras responsabilidades que são essenciais para o seu dia a dia, como relacionamento e suporte com o cliente. 

A comunicação clara e a construção de uma boa relação com o cliente são duas condições fundamentais para ser bem sucedido nessa profissão. 

É função do representante comercial também intermediar a relação entre empresa e cliente em relação a algumas ocorrências. Problemas frequentes como defeito em produtos, alteração de prazos nas entregas ou erros nos pedidos. 

Quais os segmentos de negócio que mais oferecem vagas de representante comercial?

O modelo de representação comercial é bastante difundido. No Brasil, diversas empresas, de tamanhos distintos, trabalham assim. Algumas questões logísticas podem fazer com que certos setores sejam mais abertos a esse modelo de negócio. 

O segmento do agronegócio, por exemplo, pelo fato de possuir clientes em regiões que muitas vezes são distantes dos centros, utiliza muito representantes comerciais. Além disso, o modelo híbrido também pode ser utilizado. 

Uma característica da representação comercial é que as visitas aos clientes precisam justificar o tempo de deslocamento. Então, é bem frequente que o ticket médio seja alto. 

Por essa razão, é comum que os representantes comerciais trabalhem mais em segmentos cujo ciclo de venda é mais longo, ou que envolvem demonstração presencial do produto. 

Existem alguns segmentos de negócios que seguem fortemente o modelo de representação comercial. Portanto, são áreas mais fáceis de encontrar vagas de representante comercial. Além do exemplo citado do agronegócio, outros segmentos são: 

  • Indústria farmacêutica;
  • Cosméticos;
  • Alimentícia;
  • Produtos veterinários;
  • Vendas de produtos perecíveis de modo geral. 

Em todos esses exemplos, ter habilidades de venda e bons conhecimentos sobre seus produtos faz toda a diferença. 

Como encontrar vagas de representante comercial?

São muitas as possibilidades para buscar vagas nesse ramo de atuação. Como em todas as áreas atualmente, a internet é um dos principais locais para a oferta de vagas.

Antes de você se candidatar, é interessante realizar uma pesquisa geral e entender quais as regiões que mais oferecem vagas dentro dessa função e qual a média salarial.

Isso é importante para você já mapear o mercado, especialmente em relação às cobranças de função e remuneração oferecida. Dessa forma, você já consegue descartar vagas que não ofereçam condições interessantes ou fora dos padrões do mercado.

A rede de contatos e o networking também podem ser uma maneira interessante de buscar se colocar nesse mercado. Especialmente se você conhece pessoas que atuam com representação comercial ou trabalham em setores que requisitam bastante esses profissionais. 

Ter alguma experiência com vendas geralmente é um requisito básico. No entanto, não significa que você necessariamente precise ter atuado previamente como representante comercial. 

Outro requisito bastante solicitado para vagas de representante comercial é possuir carteira de motorista. Isso porque o profissional vai precisar se deslocar muito durante o dia para visitar clientes e às vezes, precisa percorrer longas distâncias.

Fazer as visitas sem veículo próprio pode significar uma perda de tempo na negociação e também impedir de visitar mais clientes. Pode ocorrer tanto do representante comercial utilizar um veículo da empresa ou o seu próprio, com ajuda de custo para o deslocamento. 

Quais habilidades que podem te fazer se destacar nos processos seletivos?

É fundamental que o representante comercial reúna algumas qualidades e características, que serão necessárias para desempenhar a função.

A boa comunicação é uma das principais. O representante comercial faz contato de forma direta com os clientes. Portanto, ele deve ter uma excelente habilidade de se expressar, para transmitir as informações corretas e também fazer um bom merchandising do produto. 

Ao mesmo tempo, é fundamental que o representante comercial também saiba escutar o seu cliente. Sem saber ouvir será impossível atender às necessidades do seu interlocutor e propor soluções para os seus problemas.  

Transmitir segurança e confiança é outro requisito essencial porque é necessário muita firmeza na apresentação dos produtos e como eles podem solucionar os problemas dos clientes.

A paciência e a persistência são outras características importantes de um bom representante comercial. Cada comprador tem seu tempo. 

Então, faz a diferença estar disponível para as dúvidas e indagações dos clientes e não pressionar de forma ostensiva pelo fechamento do negócio.  

Se você demonstrar essas habilidades durante o processo seletivo de vagas de representante comercial, com certeza suas chances aumentarão muito! Por isso, não perca tempo e comece a procurar oportunidades. 



Vagas de representante comercial


Sobre o autor

Gisele Mendes - Marketing - Divulga Vagas
Gisele Mendes

Marketing - Divulga Vagas
 www.divulgavagas.com.br




Scroll to Top