Vagas de emprego no RJ

COMPARTILHE!
Vagas de emprego no RJ



O que veremos neste artigo

Você sabe como encontrar as melhores vagas de emprego no RJ? Vamos mostrar aqui

Você sabe como encontrar as melhores vagas de emprego no RJ? A região metropolitana do Rio de Janeiro é um dos principais centros de atividade econômica do país, então, é um bom lugar para encontrar diferentes oportunidades. 

Região metropolitana do RJ, segunda maior metrópole do Brasil

As principais vagas de emprego no RJ estão no Grande Rio, que é como é chamada a região metropolitana do estado do Rio de Janeiro. A sua instituição ocorreu de forma oficial em 1974. 

Essa foi a data que determinou a fusão do antigo estado da Guanabara com o estado do Rio de Janeiro, cuja capital anterior era a cidade de Niterói. 

A região do Grande Rio é a segunda maior metrópole brasileira, atrás apenas da Grande São Paulo. Além disso, é a terceira maior região metropolitana da América do Sul e a 16ª do mundo. 

Ao todo, são quase 18 milhões de habitantes distribuídos por 19 municípios. Ela concentra 75% de toda a população do estado do RJ. Os municípios mais populosos são Rio de Janeiro, São Gonçalo, Duque de Caxias, Nova Iguaçu e Niterói.

Os outros municípios que compõem a região metropolitana do RJ são: Belford Roxo, Guapimirim, Itaboraí, Itaguaí, Japeri, Magé, Maricá, Mesquita, Nilópolis, Queimados, Paracambi, São João de Meriti, Seropédica e Tanguá. 

Como é o custo de vida na região metropolitana do RJ?

É difícil precisar uma média para o custo de vida na região metropolitana do Rio porque há uma diferença muito grande entre os municípios, tanto em termos de qualidade de vida quanto de infraestrutura.

A cidade do Rio de Janeiro, capital do estado, é um município que atrai muitas pessoas em busca de melhores oportunidades de vida. Com certeza, o Rio é uma cidade peculiar, cercada por praias, belezas naturais e uma cultura muito própria.

Segundo o Atlas do Desenvolvimento Humano no Brasil, o Rio de Janeiro oferece um dos melhores índices de qualidade de vida aos seus habitantes. 

Ao mesmo tempo, quem decide se mudar para a capital para buscar vagas de emprego no RJ se depara com um altíssimo custo de vida. 

Os principais impactos são o alto custo de aluguel e alimentos mais caros que em outras regiões. Além disso, alimentação fora de casa, tarifas básicas e serviços de saúde e educação também costumam pesar no orçamento dos seus moradores. 

No geral, o custo de vida na maioria das cidades metropolitanas é bastante inferior à capital (à exceção é Niterói, que tem o IDH mais alto do estado e custo de vida mais alto que suas vizinhas metropolitanas). 

No entanto, a depender de qual seja o trajeto que a pessoa precise fazer entre sua residência e o trabalho, ela vai gastar uma boa parte do dia no deslocamento. 

As conexões de transporte coletivo entre a região metropolitana e a capital ocorrem por trens ou ônibus e há constantes congestionamentos. 

Outro fator que faz com que o custo de vida em outros municípios da região metropolitana do RJ é uma oferta mais baixa em termos de serviços, infraestrutura pública e equipamentos culturais e de lazer. 

Quais são as principais atividades econômicas do RJ?

A economia do estado do RJ corresponde a 10% do PIB brasileiro, o que faz dela o segundo maior pólo de riqueza do país. A região metropolitana concentra 70% da força econômica do estado. Há décadas o Rio de Janeiro é o segundo maior pólo industrial brasileiro. 

Além das indústrias petroquímicas, gás-químicas, naval e de refinarias de petróleo, que são fortalecidas pela alta produção de petróleo e gás estadual, há outros segmentos fortes, como indústria têxtil, gráfica, farmacêutica, cimenteira e de bebidas. 

Uma característica bastante específica do estado do Rio de Janeiro é a ampla participação da indústria cultural. Isso ocorre principalmente pelo fato do Rio abrigar os principais centros de produção da televisão brasileira.

Juntos, os Estúdios Globo, o RecNov da Record TV e o Pólo de Cinema de Jacarepaguá são responsáveis por quase 40 mil postos de trabalho, entre empregos diretos e indiretos. 

Nas últimas décadas, no entanto, há uma nítida transformação no perfil econômico do estado. Assim, o setor de serviços e de negócios ampliam ano a ano a sua participação no produto interno bruto estadual.

Atualmente, o setor terciário, incluindo tanto comércio e prestação de serviços, já corresponde a mais de 65% do PIB. Por isso, as principais ofertas de vagas de emprego no RJ são oferecidas por esse setor. 

Como está o mercado de vagas de emprego no RJ?

O mercado de trabalho do Rio oferece oportunidades, mas também enfrenta grandes desafios. Isso porque o nível de desemprego de 12,3% no estado supera a média nacional. Mais de 1 milhão de pessoas estão sem emprego ou trabalhando de forma informal no estado.

O Rio de Janeiro ainda é um estado que sofre com efeitos de crise fiscal e econômica, portanto, alguns setores sofreram grande impacto. O setor industrial e o segmento de construção civil são exemplos de setores que ainda não se recuperaram totalmente.

Em contraponto, o setor de tecnologia é um segmento que vem crescendo de forma significativa no estado, inclusive em termos de investimentos. 

Portanto, há uma ampla oferta de vagas de emprego no RJ para esses profissionais, especialmente de Tecnologia da Informação.  O empreendedorismo é outro setor que apresenta crescimento, com abertura de novas empresas. 

Por conta do potencial turístico da capital, os setores de turismo, restauração/gastronomia e hotelaria também são responsáveis por boa parte da oferta de vagas de emprego no RJ.

No entanto, as principais demandas de emprego na região metropolitana estão relacionadas ao setor de serviços e comércio. O varejo, por exemplo, é uma das principais atividades que mais emprega pessoas no setor terciário.

Vale a pena buscar vagas de empregos no RJ?

Isso depende muito. É importante levar em consideração o custo de vida médio mais alto que em outros lugares e uma ampla concorrência pelas vagas, visto que o nível de desemprego no estado é alto. 

Se você for uma pessoa de outro estado, talvez valha a pena procurar vagas de empregos no RJ de grau mais qualificado e específico, como por exemplo na indústria tecnológica ou de petróleo e gás. 

Assim, é importante avaliar a sua condição individual e necessidade antes de tomar qualquer decisão. 



Vagas de emprego no RJ


Sobre o autor

Gisele Mendes - Marketing - Divulga Vagas
Gisele Mendes

Marketing - Divulga Vagas
 www.divulgavagas.com.br




Scroll to Top

PUBLICIDADE