Vagas de emprego em Recife

COMPARTILHE!
Vagas de emprego em Recife



O que veremos neste artigo

Você sabe quais são as principais ofertas de vagas de emprego em Recife? Vamos mostrar aqui

Você sabe quais são as principais ofertas de vagas de emprego em Recife? A capital pernambucana e sua região metropolitana oferecem diferentes tipos de oportunidades, para todos os níveis de qualificação.

Recife, referência histórica e urbana do Nordeste

O município de Recife é a capital do estado de Pernambuco, na região Nordeste. É uma cidade de planície aluvial, cercada por ilhas, manguezais e penínsulas. 

Recife é a quarta capital brasileira em hierarquia na gestão federal, estando atrás somente da capital Brasília e das cidades de São Paulo e Rio de Janeiro. 

É a metrópole mais rica da região Norte-Nordeste e o quarto maior aglomerado urbano do país em termos de população, com mais de 4 milhões de habitantes. Assim, as principais ofertas de vagas de emprego em Recife se concentram na região metropolitana. 

Contudo, a alta densidade populacional da região metropolitana de Recife faz com que ela fique atrás apenas de São Paulo e Rio nesse quesito. 

Antes mesmo dos portugueses, navegadores espanhóis desbravaram a região do Cabo de Santo Agostinho, na área metropolitana de Recife, em 1500. 

Já em 1516, na Ilha de Itamaracá, foi estabelecido o primeiro governador de “partes do Brasil” e ali construído o primeiro engenho de açúcar, atividade fundamental para a economia e desenvolvimento dessa região. 

A fundação de Recife está profundamente conectada ao seu município vizinho, Olinda. Além disso, Recife foi a capital do “Brasil Holandês” por 24 anos, governada pelo conde Maurício de Nassau durante o período da invasão holandesa na Capitania de Pernambuco. 

Como é o custo de vida em Recife?

Recife é a cidade nordestina com melhor Índice de Desenvolvimento Humano. No ranking Connected Smart Cities do ano de 2021, que identifica as cidades brasileiras com maior potencial de desenvolvimento, ela ocupa o terceiro lugar no eixo nordestino.

Também foi classificada como uma das 30 cidades mais inteligentes do Brasil, o que é um ótimo indicador para quem deseja saber como é a vida na capital pernambucana. Isso porque esse índice considera a oferta de serviços de segurança, educação, saúde e mobilidade para estabelecer as posições. 

Os apartamentos em áreas mais nobres como Boa Viagem são mais caros. No entanto, há apartamentos de mais de um dormitório em bairros mais modestos com valor bem mais acessível que em outras capitais. 

Os valores de aluguel em Recife, portanto, são acessíveis para todos os bolsos. Isso é um dado importante para quem deseja buscar vagas de emprego em Recife e considera mudar para a cidade. 

Apesar da alta recente de preços em todo o Brasil por conta do cenário de inflação, o valor da cesta básica em Recife está entre os cinco mais baratos do país. A alimentação fora de casa tende a variar bastante de preço, conforme o local e o bairro. 

Em termos de locomoção, a região metropolitana de Recife conta com transportes coletivos de ônibus e metrôs, com preços também abaixo do que os praticados em outras capitais. 

Uma das principais características de Recife enquanto cidade histórica é o seu forte componente cultural. Por isso, há muitas opções culturais e de lazer disponíveis, como museus, centros culturais, teatros, cinemas, bares e também as praias e parques. 

Quais são as principais atividades econômicas da região metropolitana de Recife?

A capital pernambucana registrou um PIB nominal superior a 50 bilhões de reais anuais. Desse percentual, dois terços são provenientes do setor de comércio e serviços, que concentra as principais ofertas de vagas de emprego em Recife. 

Além do forte setor terciário, a metrópole pernambucana abriga importantes áreas industriais. O principal destaque, sem dúvidas, é o Complexo Industrial e Portuário de Suape. Ele abriga, por exemplo, o Estaleiro Atlântico Sul, maior do hemisfério Sul. 

Recife concentra quase três quartos do PIB bruto do estado de Pernambuco e é uma cidade que integra o Mercado Comum de Cidades do Mercosul. 

A indústria de construção civil é muito forte na cidade. Não à toa, a vista aérea de Recife possui diversos prédios arranha-céus tanto de uso residencial quanto comercial.

O RioMar Shopping é o maior centro de compras da região Norte-Nordeste e o terceiro maior do Brasil. Além dele, há outros importantes centros comerciais na metrópole, como o Shopping Recife, o Shopping Tacaruna e o Plaza Shopping Casa Forte. 

Uma curiosidade que demonstra o alto poder de consumo dos habitantes de Recife é que a cidade possui a maior concentração de grifes de alto luxo (brasileiras e estrangeiras) dentre todos os estados do Norte-Nordeste. 

Quais são as principais demandas e ofertas de vagas de emprego em Recife?

De acordo com dados do Mapa do Trabalho Industrial, até 2025 o estado de Pernambuco precisa qualificar cerca de 250 mil pessoas para trabalhar em ocupações industriais. 

Destas, mais de 50 mil são para vagas de formação inicial, ou seja, novos postos. As principais demandas de trabalho para essas ocupações se concentram na região metropolitana de Recife. 

A maior parte da demanda é para qualificação continuada com carga horária inferior a 200 horas. No entanto, há também necessidade de pessoas com formações de nível técnico e superior. As áreas com mais demanda de formação são:

  • Transversais;
  • Construção;
  • Metalmecânica;
  • Logística;
  • Transporte;
  • Têxtil e Vestuário;
  • Alimentos e Bebidas;
  • Tecnologia da Informação;
  • Indústria automotiva;
  • Eletroeletrônica;
  • Gestão. 

As principais ofertas de vagas de emprego em Recife para pessoas com formação de nível superior são para as áreas de TI, Engenharia Civil, Gestão Administrativa, Gestão de Riscos, Gestão de Finanças, Comunicação e Marketing e Gestão de Produção.

Por conta da ampla disponibilidade de serviços, o setor de Vendas em geral é outro que oferece muitas oportunidades, desde vagas sem qualificação até cargos mais especializados.

No setor de saúde, as principais ofertas de vagas são para as áreas de Farmácia e Enfermagem. Setores administrativos de empresas privadas e públicas também costumam oferecer vagas para contratação de forma recorrente. 

Assim, Recife é uma cidade com muito potencial de desenvolvimento nos próximos anos, além de ser uma importante referência urbana e econômica do Nordeste. 

Por isso, é uma boa opção procurar vagas de emprego em Recife. Especialmente se você tem interesse em se mudar para a região Nordeste e busca uma cidade de vida com custo mais baixo do que a região Sudeste.



Vagas de emprego em Recife


Sobre o autor

Gisele Mendes - Marketing - Divulga Vagas
Gisele Mendes

Marketing - Divulga Vagas
 www.divulgavagas.com.br




Scroll to Top

PUBLICIDADE