Vagas de emprego em Florianópolis

COMPARTILHE!
Vagas de emprego em Florianópolis



O que veremos neste artigo

Você sabe como encontrar boas vagas de emprego em Florianópolis?

Você sabe como encontrar boas vagas de emprego em Florianópolis? Será que a capital catarinense é um bom lugar para buscar oportunidades de trabalho? Descubra mais sobre as atividades econômicas e mercado de trabalho dessa cidade!

Florianópolis, uma cidade atravessada pelo mar

O município de Florianópolis é a capital do estado de Santa Catarina, na Região Sul do Brasil. É formado por uma ilha principal, a Ilha de Santa Catarina, por outras ilhas menores e por uma parte continental. Assim, junto de Vitória (ES) e São Luís (MA) é uma das três capitais brasileiras que está localizada em uma ilha.

 

Durante séculos, a região foi habitada por povos indígenas do tronco tupi. Os europeus no século XVI, mas somente em 1673 começaram a povoar o território que corresponde hoje à cidade de Florianópolis.

 

Atualmente, o município tem uma população de aproximadamente 575 mil habitantes. Enquanto isso, sua região metropolitana supera 1 milhão. Ao todo, 13 municípios formam a região de metrópole, com destaque para São José e Palhoça. 

 

Com mais de 100 praias registradas em seu território, Florianópolis é um importante centro de navegação. A maioria da população habita partes do centro e norte da ilha principal, assim como porções do continente. A parte sul da ilha ainda é menos habitada. 

 

Florianópolis, por motivos óbvios, é uma cidade que possui uma forte relação com o mar. Por isso, o turismo é uma importante atividade econômica e vem dos peixes e frutos do mar as principais referências para a culinária local.

 

A arquitetura colonial, a atividade pesqueira, as rendeiras e o folclore da cidade contribuem para que a capital catarinense seja uma cidade ainda imersa em sua própria tradição e história. 

Custo e qualidade de vida em Florianópolis

Sua reconhecida qualidade de vida faz com que muitos profissionais de outras regiões do Brasil busquem por vagas de emprego em Florianópolis. É a capital brasileira com maior pontuação no Índice de Desenvolvimento Humano das Nações Unidas, 0,847.

 

O ranking da Connected Smart Cities considerou Florianópolis a segunda cidade mais inteligente do país, com destaque para a sua mobilidade, nível educacional e economia. 

 

Contudo, morar em uma das cidades mais bonitas do Brasil e com elevados índices de qualidade de vida, literalmente, tem seu preço. A capital catarinense registra a segunda cesta básica mais cara de todas as capitais, em média R$ 659, e possui um custo de vida alto. 

 

Isso se reflete no valor dos aluguéis (que no comparativo entre bairros nobres, pode superar a cidade de São Paulo), no gasto com alimentação, transportes, serviços essenciais e lazer.

 

Ao mesmo tempo, Florianópolis possui uma ótima oferta de centros comerciais, serviços de saúde e educação e bons níveis de urbanismo e infraestrutura. Além disso, é uma cidade cercada de praias, que proporciona muito contato com a natureza. 

Mercado de trabalho e oferta de empregos em Florianópolis 

As principais atividades econômicas da cidade são a tecnologia da informação, o setor de 

serviços e o turismo. 

 

Na última década, a influente empresa norte-americana Endeavor, classificou Florianópolis como o melhor ambiente para a promoção do empreendedorismo no país. Ao lado de Curitiba, ela foi considerada pela Unesco uma das cidades mais criativas do Brasil. 

 

Essas características fazem de Florianópolis um dos principais pólos de tecnologia do país. Com um mercado de trabalho dinâmico, empreendedor e muito aberto à inovação, é natural que profissionais com qualificações nessas áreas busquem por vagas de emprego em Florianópolis. 

 

Isso se reflete nos números. Mesmo após atravessar a crise econômica gerada pela pandemia de covid-19, a capital catarinense foi o município que mais abriu novos postos de trabalho no estado em 2022.

 

A recuperação já havia iniciado em 2021, quando o município conseguiu repor todos os postos de trabalho perdidos com o início da pandemia e ainda obteve um saldo positivo de 2000 postos.

 

A partir de análise dos números obtidos no ano anterior, observa-se que atualmente 80% da demanda de vagas de emprego em Florianópolis são para os setores de comércio, serviços e turismo. As atividades industriais e agrícolas não possuem percentual tão relevante na economia da cidade. 

 

Esses resultados positivos também são reflexos de políticas públicas voltadas à qualificação de profissionais no município, como o Floripa Mais Empregos. As capacitações no programa são gratuitas e já foram oferecidos mais de 140 cursos e qualificações diferentes.

Quais são as profissões em alta em Florianópolis?

Para quem tem interesse em buscar vagas de emprego em Florianópolis, vale a pena observar quais são as profissões e segmentos em alta no município. Veja algumas profissões que estão em alta no mercado de trabalho local.

Analista de Tecnologia da Informação

Essa é uma das profissões em alta por conta do aumento no número de empresas que digitalizaram sua oferta de serviços na capital catarinense. Isso faz com que cada vez mais os usuários necessitem de agilidade nas informações e proteção de dados.

 

Um ponto positivo é que é possível se capacitar nessa área na própria cidade. Isso porque o polo tecnológico municipal é um importante espaço de formação de mão de obra especializada em tecnologia. 

Especialista ou analista financeiro

O profissional dessa área é responsável pelo planejamento de gastos mensais e anuais em organizações e pode atuar também na área de investimentos, serviços bancários, negociações empresariais e análises financeiras. 

Marketing digital

A sua abertura para a tecnologia, criatividade e inovação faz de Florianópolis uma das cidades com um dos mercados de marketing digital mais aquecidos do Brasil. 

 

Há demanda para designers digitais, especialistas em SEO, Social Media, UX designers, gestores de tráfego, desenvolvedores e gestores especializados no segmento.

Profissionais de Recursos Humanos

Além de ser uma área que apresenta crescimento nacional, em Florianópolis isso é mais perceptível por conta do número de empresas e demandas de gestão de pessoas e recrutamento na cidade.

 

O profissional de RH pode ser responsável tanto pelos processos de recrutamento e processos seletivos quanto para auxiliar na gestão de pessoas de uma organização, através de treinamentos, organogramas e planos de carreira.

 

Atualmente, é uma área estratégica para empresas que desejam crescer e se destacar em seu segmento. Isso porque o profissional de RH consegue traçar perfis comportamentais dos colaboradores, de modo a obter uma melhor produtividade e qualidade de trabalho.

 

Assim, para quem tem formação nas áreas de comunicação, RH, tecnologia, marketing e vendas, finanças e turismo, vale a pena procurar vagas de emprego em Florianópolis.



Vagas de emprego em Florianópolis


Sobre o autor

Gisele Mendes - Marketing - Divulga Vagas
Gisele Mendes

Marketing - Divulga Vagas
 www.divulgavagas.com.br




Scroll to Top