Vaga de emprego remoto

COMPARTILHE!
Vaga de emprego remoto



O que veremos neste artigo

Você sabe como encontrar vaga de emprego remoto? Essa modalidade de trabalho foi impulsionada por conta da pandemia de Covid-19.

Você sabe como encontrar vaga de emprego remoto? Essa modalidade de trabalho foi impulsionada por conta da pandemia de Covid-19. No entanto, muitas empresas e organizações decidiram manter o modelo de trabalho remoto de forma definitiva.

O que define uma vaga de emprego remoto?

É basicamente quando o empregador disponibiliza que a realização das tarefas demandadas aos funcionários pode ser realizada de qualquer outro local, que não seja o escritório ou sede da organização do empregador.

 

O trabalho remoto não necessariamente precisa ser realizado da casa do funcionário. Fica a seu critério escolher qual lugar acha melhor para trabalhar. 

 

Assim, muitas pessoas gostam de fazê-los em espaços de trabalho compartilhados, escritório particular, cafés ou bibliotecas. 

 

As pessoas que possuem um estilo de vida de nômade digital geralmente trabalham de forma remota. Isso porque essa modalidade permite que elas viajem de forma constante, sem que isso prejudique a realização das tarefas de trabalho. 

Por que a oferta de vaga de emprego remoto está mais popular?

A pandemia de Covid-19 forçou muitas empresas a migrarem para o trabalho remoto, como medida para a não interrupção das atividades da organização. 

 

Como tudo isso se deu de forma rápida e abrupta, não houve um planejamento intencional. Afinal de contas, a adoção do trabalho remoto se deu por razões de preservação da saúde e segurança dos colaboradores, para evitar o contágio pelo vírus. 

 

Contudo, após um controle maior da pandemia, a opção pelo modo de trabalho remoto se tornou definitiva ou facultativa em muitas empresas. A razão para isso é que essa escolha oferece benefícios para ambos os lados, tanto de empregadores quanto de funcionários. 

Quais são as principais vantagens de uma vaga de emprego remoto?

Existem alguns benefícios por trás da oferta de um emprego remoto, em comparação aos empregos presenciais. Vejam as principais.

Redução ou eliminação dos deslocamentos para o trabalho

Uma das principais vantagens oferecidas por uma vaga de emprego remoto é a redução ou eliminação completa do tempo de deslocamento entre a casa e o local de trabalho. 

 

Isso permite que o trabalhador tenha mais tempo para si e para a realização de outras demandas durante a semana, o que aumenta a qualidade de vida e a satisfação pessoal.

 

Um dos principais motivos de estresse e esgotamento dos trabalhadores em geral é a quantidade de horas gastas no deslocamento entre a casa e o emprego. 

Maior flexibilidade nos negócios

Ter equipes virtuais faz com que o planejamento dos negócios seja mais adaptável. Assim, é mais fácil se adequar em qualquer cenário de imprevistos ou emergências, de modo que as tarefas não são interrompidas completamente.

Menor necessidade de espaço

As empresas que mantêm parte do seu time em trabalho remoto conseguem reduzir de forma drástica a necessidade de espaço físico em escritório. Isso gera economia com aluguel, custos fixos e oferece mais flexibilidade a todos os envolvidos. 

Aumento da competitividade no recrutamento e contratação

Oferecer uma vaga de emprego remoto faz com que a empresa consiga expandir muito o pool de candidatos em potencial, visto que não há necessidade de deslocamento ou restrição geográfica.

 

Isso pode aumentar o interesse de mais profissionais qualificados, o que torna o processo mais interessante para o recrutador, afinal, gera aumento de competitividade.

Quais são as recomendações básicas para procurar boas vagas de trabalho remoto?

Não existe uma única forma de trabalho remoto. No entanto, seguir algumas recomendações gerais aumentam as chances de sucesso.

 

Por isso, quando estiver à procura de uma vaga de emprego remoto, observe se a empresa oferece diretrizes e políticas claras sobre a modalidade. 

 

Então, é importante saber como que a quantidade de horas de trabalho é mensurada e como são feitas as avaliações de desempenho. Além disso, é necessário se certificar de quais dispositivos e aplicativos estão à disposição para cumprimento das tarefas.

 

Ainda que seja virtual, uma equipe de trabalho deve manter a sua integração, comunicação e bom relacionamento entre as partes. Os gestores, sobretudo, têm a responsabilidade de viabilizar a colaboração constante entre os colaboradores em trabalho remoto. 

 

Portanto, vale a pena observar se há dinâmicas de comunicação entre as equipes, sejam para reuniões presenciais eventuais ou até mesmo eventos sociais, como happy hour virtual e momentos de descontração. 

 

Finalmente, para oferecer uma vaga de emprego remoto, é necessário que as organizações façam investimentos periódicos em tecnologia, de modo que facilite a vida dos funcionários.

 

A disponibilização de equipamentos como desktops remotos, dispositivos móveis, banda larga extra e aplicativos de comunicação interna, além de outras necessidades específicas do segmento, é um ponto a favor da empresa que oferece essa modalidade de trabalho. 

Quais são os principais desafios de uma vaga de emprego remoto?

A falta de diretrizes ou políticas claras pode prejudicar a motivação dos colaboradores e afetar a produtividade. 

 

É muito importante também que o funcionário que trabalha de forma remota consiga fazer uma boa gestão do seu tempo, de modo a cumprir suas tarefas sem distrações. 

 

Outro ponto crucial é ter acesso a boas ferramentas e suportes de tecnologia, como uma excelente conexão de internet. Problemas dessa ordem afetam de forma drástica a produtividade e podem causar ansiedade e dificuldades na relação com gestores.

 

O ideal é que você procure por uma vaga de emprego remoto se perceber que consegue se adequar à essa rotina. Não são todas as pessoas que se adaptam bem a modalidade, então, se você nunca tiver trabalhado dessa forma, pode demorar mais até se adaptar. 

Como encontrar uma vaga de emprego remoto?

A internet é o melhor lugar para encontrar boas ofertas de vagas de emprego remoto. Inclusive, atualmente existem sites e plataformas de recrutamento dedicadas somente à essa modalidade.

 

Ferramentas como LinkedIn e redes sociais também são bons locais para encontrar ou buscar vagas de emprego remoto. Se você estiver à procura de um emprego temporário, as plataformas de freelancer podem ser uma boa opção.

 

Alguns segmentos de trabalho são mais propensos a oferecer vagas remotas, como as áreas de Tecnologia, Comunicação, Marketing, Design e Letras/Tradução. 

 

Então, se você tiver qualificação em um desses nichos, certamente será mais fácil encontrar uma vaga de emprego remoto. 



Vaga de emprego remoto


Sobre o autor

Gisele Mendes - Marketing - Divulga Vagas
Gisele Mendes

Marketing - Divulga Vagas
 www.divulgavagas.com.br




Scroll to Top

PUBLICIDADE