Vaga de emprego em Salvador

COMPARTILHE!
Vaga de emprego em Salvador



O que veremos neste artigo

Você sabe como encontrar uma boa vaga de emprego em Salvador? Entenda quais são as profissões em alta e como está o mercado de trabalho na capital baiana.

Você sabe como encontrar uma boa vaga de emprego em Salvador? Entenda quais são as profissões em alta e como está o mercado de trabalho na capital baiana.

Salvador, patrimônio histórico do Brasil e do mundo

A cidade de Salvador é a capital do estado da Bahia e bastante reconhecida nacional e internacionalmente por sua arquitetura, gastronomia e riqueza cultural e histórica. É considerada por muitos o principal centro de cultura afro-brasileira de nosso país.

 

Um fato notável sobre a cidade é que ela foi a primeira capital da América Portuguesa. Fundada em 1549 por Tomé de Sousa, é uma das cidades mais antigas de todo o continente. 

 

Seu passado como capital da colônia é até hoje um importante fator na formação social do município. Especialmente pelo fato da construção da cidade ter acompanhado a sua topografia acidentada, com a formação de dois níveis conhecidos como Cidade Alta e Cidade Baixa.

 

O território de Salvador tem um formato de península. Por isso, seu litoral tem a Baía de Todos os Santos em uma margem e o Oceano Atlântico a leste. 

 

Com uma população próxima de 3 milhões de habitantes, é o terceiro município mais populoso do Brasil e o primeiro da região Nordeste. Também integra a lista de dez cidades mais populosas da América Latina. 

 

A região metropolitana de Salvador possui aproximadamente 4 milhões de habitantes, o que faz dela a segunda maior área metropolitana nordestina. 

 

O Centro Histórico de Salvador, com sua arquitetura colonial portuguesa que resiste até hoje, é um dos principais monumentos históricos do Brasil. Em 1985, a UNESCO declarou a região como Patrimônio Mundial. 

 

Ainda em termos culturais, Salvador é bastante conhecida por ser uma cidade com uma influência musical fortíssima, sendo o berço de diferentes gêneros e manifestações musicais. Além disso, sua celebração de carnaval é uma das maiores festividades de rua de todo o planeta. 

Como é o custo de vida em Salvador?

Quem está à procura de uma vaga de emprego em Salvador, certamente precisa entender como é o custo e qualidade de vida na cidade. O município é uma excelente escolha para quem deseja morar em uma cidade ensolarada, com praias e muitas programações culturais. 

 

Além disso, Salvador oferece uma grande quantidade de serviços e possui uma ampla oferta comercial. O Índice de Desenvolvimento Humano do município é de 0,759, segundo o Atlas Brasil PNUD. 

 

Atrás apenas de São Paulo e Rio de Janeiro em termos populacionais, Salvador oferece um custo de vida bem inferior a essas outras capitais. De modo geral, o custo de vida pode chegar a ser até 80% mais baixo que o dessas outras metrópoles.

 

Em relação à moradia, por exemplo, o valor do aluguel de imóveis com três quartos em Salvador pode ser 60% inferior ao cobrado nas capitais do sudeste. 

 

O mesmo ocorre em relação ao valor da cesta básica, que atualmente é de R$ 587 na capital baiana. As despesas com serviços educacionais também são menores. 

 

No entanto, no quesito transporte, os valores de transporte coletivo de Salvador se assemelham ao das maiores cidades do país. Se locomover de táxi, inclusive, é mais caro lá.

 

As opções de lazer e cultura pagas, como teatro, cinema, shows e discotecas, são outro item que possui valor semelhante ou superior ao cobrado na região Sudeste. 

 

Contudo, há uma ampla oferta de programações com valor acessível. Também se gasta menos para consumir bebidas e comida na rua. 

Mercado de trabalho em Salvador

Região portuária de importância histórica, Salvador conta com uma grande refinaria de petróleo e um pólo petroquímico, além de de centros de abastecimento e galpões industriais em seu entorno.

 

A atividade turística é outra forte atividade econômica local, assim como o setor de comércio e serviços. O setor de educação, administração pública e construção civil são outros segmentos com forte contribuição na economia da capital baiana. 

 

A pandemia de covid-19 afetou de forma severa o estado da Bahia como um todo, que foi um dos líderes do índice de desemprego no país no período. Contudo, o mercado de trabalho no estado vem reagindo com base nos índices do último ano. 

 

Segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), a capital baiana é uma das cidades que mais abriu novos postos de trabalho. Por isso, agora é um momento mais promissor para encontrar uma vaga de emprego em Salvador. 

Quais são as profissões que mais estão em alta no mercado de trabalho em Salvador?

Ainda segundo os dados divulgados pelo CAGED, os setores que mais estão em alta no mercado de trabalho em Salvador são construção civil, serviços gerais, saúde, tecnologia e ensino. Veja abaixo quais são as profissões em alta:

 

  • Administrador;
  • Enfermeiro;
  • Farmacêutico;
  • Desenvolvedor de sistemas;
  • Coordenador pedagógico;
  • Médico;
  • Engenheiro civil;
  • Fisioterapeuta;
  • Nutricionista;
  • Assistente social.

Ocupações industriais em alta

Outra boa oportunidade para quem procura vaga de emprego em Salvador são algumas ocupações industriais. Isso porque as indústrias de construção civil, infraestrutura, alimentos, manutenção de máquinas e confecções estão em alta.

Construção civil

O ponto mais positivo desse segmento é que ele oferece tanto oportunidades para pessoas com qualificação de nível superior quanto mão de obra sem qualificação. Por isso, é um dos principais setores responsáveis pela geração de novos empregos na capital baiana. 

Infraestrutura

A revitalização de infraestrutura em diversos pontos turísticos e históricos de Salvador, com investimento na casa dos milhões na recuperação urbana, é o que faz desse setor um importante segmento atual na geração de postos de trabalho.

Alimentos

Na última década, a indústria de alimentos se tornou a terceira atividade econômica mais importante do estado da Bahia. 

 

Por isso, além da área de nutrição, formações e qualificações técnicas na área de Engenharia e Processamento de Alimentos são outras áreas promissoras, que devem gerar uma maior oferta de vaga de emprego em Salvador nos próximos anos.

Manutenção de máquinas

O fato de importantes atividades industriais como de construção civil, petroquímica, de alimentos e óleo e gás estarem relacionadas à atividade econômica também faz da área de manutenção de máquinas um setor promissor.

 

Portanto, é uma área interessante para quem tem interesse em se qualificar para conserto e manutenção de maquinário, assim como para os estudantes de engenharia de produção.

Confecções

A companhia Condomínio Bahia Têxtil, localizada em Salvador, é a grande impulsionadora da indústria têxtil na capital baiana. Desde a sua inauguração, ela já gerou mais de 700 empregos diretos.

 

O crescimento desse setor é promissor para estudantes de diferentes áreas de Engenharia, assim como para trabalhadores com formação técnica ou especialização têxtil. 

 

Assim, quem deseja encontrar uma vaga de emprego em Salvador e tem formação em alguma dessas áreas destacadas no artigo, com certeza terá mais facilidade de encontrar uma oferta.



Vaga de emprego em Salvador


Sobre o autor

Gisele Mendes - Marketing - Divulga Vagas
Gisele Mendes

Marketing - Divulga Vagas
 www.divulgavagas.com.br




Scroll to Top

PUBLICIDADE