Vaga de emprego em Manaus

COMPARTILHE!
Vaga de emprego em Manaus



O que veremos neste artigo

Você buscou recentemente uma vaga de emprego em Manaus?

Você buscou recentemente uma vaga de emprego em Manaus?

Se a capital do Amazonas é um lugar que você considera para encontrar um posto de trabalho, confira as informações abaixo sobre a cidade, seu custo de vida e sua demanda atual por vagas.

Manaus, a maior metrópole da Amazônia

A cidade de Manaus é a capital do estado do Amazonas e o principal centro corporativo, financeiro e mercantil da região Norte. Com uma população superior a 2 milhões de pessoas, é a cidade mais populosa de toda a Amazônia Brasileira.

 

Aliás, o fato de estar localizada bem no centro da maior floresta tropical do planeta, na confluência dos rios Negro e Solimões, faz de Manaus uma cidade de características únicas. Isso também faz dela um dos destinos turísticos mais procurados do país.

 

Segundo o IBGE, Manaus pode ser considerada uma metrópole regional, pelo fato de ser a cidade mais influente da Amazônia Ocidental. 

 

A capital é um município que concentra atividades industriais, militares, comerciais, de educação e pesquisa, além de tecnologia, mídia e entretenimento. 

 

Manaus foi fundada em 1669, às margens do rio Negro. Durante o auge do ciclo de extração da borracha, era conhecida como a Paris dos Trópicos, por conta de sua arquitetura europeia e da atração de investimentos e imigrantes de todos os lugares do mundo. 

Como é o custo e a qualidade de vida em Manaus?

O ranking elaborado pela consultoria Mercer sobre qualidade de vida no Brasil em 2019, avaliou Manaus como o melhor quarto município brasileiro para se viver. Foram analisados itens como acesso à saúde, educação, moradia, serviços públicos, meio ambiente e cultura. 

 

Assim, quem procura por vaga de emprego em Manaus em busca de uma melhor qualidade de vida, está no caminho correto. A cidade oferece uma boa infra estrutura e a maioria dos bairros conta com acesso à comércio, hospitais e espaços de lazer e prática esportiva. 

 

O município vive um boom imobiliário, o que pode afetar os preços nas áreas mais nobres e concorridas. No entanto, quem busca opções mais acessíveis, encontra ótimas moradias para aluguel com custo inferior a R$ 1000. 

 

Os custos de alguns itens de alimentação são mais elevados que em outras regiões do país por conta da distância, o que encarece o transporte de mercadorias. 

 

Ainda assim, há uma farta oferta de alimentos típicos, como peixes, frutas e verduras, que são de qualidade e tem preço baixo. Inclusive, a gastronomia Manauara é um dos grandes atrativos da cidade.

 

O principal meio de transporte coletivo são os ônibus, e a oferta não dá conta de atender à crescente demanda populacional da metrópole. Por isso, é recomendável ter um meio de transporte próprio em Manaus, como carro ou moto.

 

Uma das grandes vantagens de viver em Manaus, definitivamente, é o contato com a natureza. A cidade é repleta de belezas naturais, como arquipélagos fluviais, encontro de rios, florestas e praias fluviais.

 

O clima na região é sempre quente. Há um aumento das chuvas entre os meses de Dezembro à Abril, quando as temperaturas ficam mais amenas. No geral, faz calor a maior parte do ano.

Principais atividades econômicas de Manaus

A cidade de Manaus possui o sexto maior PIB do Brasil, que representa mais de 1% do PIB nacional. A Ranking Connected Smart Cities identificou que a capital do Amazonas é a terceira cidade mais empreendedora do país. Esses dados são positivos para quem busca uma vaga de emprego em Manaus. 

 

A maior parte da atividade econômica da cidade é oriunda do setor de serviços e da indústria. O setor industrial do município só perde para as grandes metrópoles de São Paulo e Rio de Janeiro.

 

Manaus é sede de grandes empresas, como Samsung, Petróleo Sabbá, Map Linhas Aéreas, lojas Bemol, Rede Amazônica e da Refinaria de Manaus, incorporada à Petrobras. 

Além disso, a Zona Franca de Manaus conta com linhas de produção de diversas empresas, como a Honda. 

 

A prestação de serviços se concentra principalmente no comércio. Manaus possui 11 shopping centers e diferentes mercados, onde são comercializados produtos típicos. O principal deles é o Mercado Municipal Adolpho Lisboa.

Como está a oferta de vaga de emprego em Manaus?

Mesmo durante o período da pandemia, a capital do Amazonas conseguiu ter um saldo positivo de geração de postos de trabalho formais. Os setores que mais lideraram a criação de vaga de emprego em Manaus foram, justamente, Serviços e Indústria.

 

A Zona Franca de Manaus, com suas 500 fábricas, gera mais de 100 mil empregos em diferentes setores. Portanto, esse Pólo Industrial reúne algumas das principais ofertas de emprego da metrópole manauara. 

Quais as ocupações industriais que mais demandam profissionais?

Segundo dados do Mapa do Trabalho Industrial, o estado do Amazonas como um todo tem uma carência de profissionais qualificados para ocupar postos na indústria. A região da Zona Franca é uma das áreas que deve absorver essa demanda.

 

Há necessidade de qualificação básica, de aperfeiçoamento, de nível técnico e superior. Então, as áreas que apresentam maior necessidade de profissionais qualificados são:

 

  • Eletroeletrônica;
  • Metalmecânica;
  • Alimentos;
  • Energia e Telecomunicações;
  • Química;
  • Petroquímica;
  • Petróleo e gás;
  • Transversais;
  • Logística e transporte;
  • Construção;
  • Gestão.

 

Além disso, as áreas de Informática e Produção são outros segmentos que devem ter um aumento de oferta de vagas nos próximos anos.

 

Assim como em todo o Brasil, a área de Tecnologia da Informação também apresenta uma demanda mais alta que as demais para ocupações de postos de trabalho na metrópole Manauara.

 

Áreas relacionadas à engenharia, gestão de produção e pesquisa em tecnologia são outros bons nichos para profissionais qualificados que querem procurar uma vaga de emprego em Manaus. 

 

Outras vagas de emprego

Para quem não tem ainda nenhum nível de qualificação, deve focar na oferta de empregos do setor de comércio e serviços. 

 

Vagas de Auxiliar de Limpeza, Auxiliar de Cozinha, Auxiliar de Manutenção, Auxiliar de Linha de Produção ou Auxiliar de Armazenamento são alguns exemplos de vagas que costumam ser recorrentes.

 

O mesmo vale para pessoas com habilitação para serem motoristas profissionais de caminhão (que podem atuar com carga e descarga) e pessoas com experiência em vendas e atendimento. 

 

A oferta de vagas nessa última pode englobar múltiplas funções, desde Estoquista e Repositor até Gerente e Supervisor de Vendas. 

 

Esperamos que essas informações te ajudem a encontrar uma boa vaga de emprego em Manaus, um dos principais centros econômicos do país e maior metrópole da região Amazônica!



Vaga de emprego em Manaus


Sobre o autor

Gisele Mendes - Marketing - Divulga Vagas
Gisele Mendes

Marketing - Divulga Vagas
 www.divulgavagas.com.br




Scroll to Top

PUBLICIDADE