Vaga de emprego DF

COMPARTILHE!
Vaga de emprego DF



O que veremos neste artigo

Como conseguir uma vaga de emprego DF? Vamos mostrar pra você

Como conseguir uma vaga de emprego DF? O Distrito Federal é o menor estado da federação, contudo, isso não significa que ele seja o que menos oferece oportunidades. Ao contrário. Há algumas características que fazem com que ele tenha uma oferta constante de vagas.

Contexto histórico do Distrito Federal

O DF é um estado que compõe a região Centro-Oeste e é a única unidade federativa do Brasil que não tem municípios. 

O seu território é dividido em 33 regiões administrativas, distribuídas por uma área de 5 760,784 km². Ali está localizada a capital federal do Brasil, a cidade de Brasília, que também é a sede do governo distrital. 

A fundação do Distrito Federal está diretamente relacionada com acontecimentos da história do Brasil. Durante o período Imperial, o Distrito Federal era chamado de Município Neutro, onde estava situada a corte. 

Desde 1808, com a vinda da família real portuguesa para o Brasil, esse lugar era a cidade do Rio de Janeiro.

Após a proclamação da república, no ano de 1889, a cidade do Rio se tornou a capital federal. Isso se estendeu até o início da década de 1960, quando a capital federal se transferiu para Brasília, na região central do Brasil, conhecida como Planalto Central. 

Construção de Brasília

O atual Distrito Federal foi uma idealização do ex presidente da república Juscelino Kubitschek. Contudo, a sua criação já estava prevista desde a constituição da república de 1891, que previa uma zona de 14 000 km² na região do Planalto Central para a construção da futura capital federal. 

Foi realizado um concurso público para a seleção do plano-piloto da futura capital, cujo vencedor foi o projeto urbanístico do arquiteto Lúcio Costa. 

Também foram definidos o arquiteto Oscar Niemeyer e o engenheiro estrutural Joaquim Cardozo como outros viabilizadores do projeto. A construção de Brasília começou em 1956 e foi concluída em 1960. 

Como é viver no Distrito Federal?

Antes de saber mais sobre como é uma vaga de emprego DF, vamos entender como é a vida no Distrito Federal. A famosa capital Brasília possui pouco mais de 3 milhões de habitantes e conta com uma excelente infraestrutura e arquitetura. 

Por ser uma cidade planejada, ela oferece aos seus moradores e visitantes uma ótima oferta de serviços, como centros comerciais, boa malha de transportes, hospitais, escolas e universidades. 

Há ainda diversas opções para lazer e cultura, como parques, shoppings, museus, gastronomia e vida noturna. O fato de ser uma cidade onde residem pessoas de todos os lugares do Brasil e do mundo faz com que a pessoa consiga vivenciar muitas experiências culturais, como os eventos proporcionados pelas embaixadas estrangeiras.

Segundo pesquisas especializadas, Brasília é a cidade com melhor qualidade de vida do Brasil. Contudo, o custo de vida na capital federal acompanha o índice de IDH, sendo bastante alto. 

Assim, uma opção pode ser residir em alguma das cidades da região metropolitana, que também possuem boa oferta de serviços com custo de vida mais baixo. As principais cidades-satélite são Planaltina, Paranoá, Brazlândia, Sobradinho, Gama e Ceilândia.  

Quais são as principais demandas de vaga de emprego DF?

Por ser a sede do funcionalismo público federal, a região conta com um altíssimo número de funcionários públicos federais e distritais. 

Um dado interessante é que, apesar do custo de vida no DF ser alto, a média dos salários também costuma ser mais alta que no restante do país. 

Mesmo durante a pandemia, as contratações no Distrito Federal cresceram cerca de 15%. Por isso, a capital federal Brasília e suas cidades metropolitanas são um ótimo lugar para buscar oportunidades de emprego.

Isso é um claro exemplo de como a demanda de vaga de emprego DF é uma constante, mesmo em cenários de crise econômica. 

De acordo com um levantamento do Observatório Nacional da Indústria, o Distrito Federal precisa qualificar aproximadamente 100 mil pessoas nos próximos 3 anos. 

Esse número se refere tanto às necessidades de mercado quanto à reposição de futuros funcionários aposentados, cerca de 25 mil trabalhadores. 

Ocupações industriais

A área com maior demanda de vagas no DF é o setor de Tecnologia da Informação (TI) e Comunicação. Ele é o terceiro maior mercado de TI do Brasil. Apesar do crescente número de vagas disponíveis, o setor não consegue preenchê-las completamente. 

Isso se deve, principalmente, à falta de mão de obra qualificada para ocupar as vagas. É importante mencionar que muitas das vagas para o mercado de TI necessitam apenas de nível técnico e oferecem excelente remuneração, comparada a outros segmentos. 

Ainda sobre as vagas relacionadas à ocupação industrial, segue abaixo os setores com maior demanda no Distrito Federal, após TI:

  • Construção;
  • Logística e Transporte;
  • Transversais;
  • Metalmecânica;
  • Alimentos e Bebidas;
  • Eletroeletrônica;
  • Telecomunicações;
  • Automotiva;
  • Gestão.

Essas ocupações industriais necessitam de qualificação, muitas delas com exigência de nível técnico e nível superior. Contudo, há também ofertas para nível médio. 

Como encontrar uma vaga de emprego DF?

Para se candidatar a uma vaga de emprego DF, vale a pena observar quais setores oferecem a maior oferta de vagas. Isso vale especialmente se você não tiver qualificação técnica ou superior.

O setor de serviços, assim como em todas as regiões brasileiras, também é uma das principais atividades econômicas do Distrito Federal. Portanto, vagas relacionadas à venda, recepção, operação de telemarketing, serviços gerais e limpeza sempre estão disponíveis. 

Também podemos incluir aqui as vagas para trabalhar no segmento de alimentos e bebidas e hotelaria. Isso porque a capital federal é um lugar constante de fluxo de viagens corporativas e encontros relacionados ao funcionalismo público. 

O mesmo vale para o setor de construção civil, que é muito aquecido no Distrito Federal. Esse é um ótimo segmento para quem busca ingressar no mercado de trabalho mesmo sem qualificação. 

Profissionais de saúde, como enfermeiros e auxiliares de enfermagem, assim como profissionais que possam atender demandas burocráticas do funcionalismo público (como secretariado e técnicos de informática) também têm boas chances de conseguir vagas. 

Além disso, vale a pena ficar atento para a oferta de vagas e contratações para preenchimento de funções para o governo federal e distrital. Muitas delas não dependem de concurso público. 

Por todo esse contexto, encontrar uma vaga de emprego DF pode ser mais fácil do que em outras regiões do país, com a vantagem de oferecerem uma média salarial mais alta que outros estados. 



Vaga de emprego DF


Sobre o autor

Gisele Mendes - Marketing - Divulga Vagas
Gisele Mendes

Marketing - Divulga Vagas
 www.divulgavagas.com.br




Scroll to Top