Professor: o que faz, remuneração e carreira

COMPARTILHE!
Professor: o que faz, remuneração e carreira



O que veremos neste artigo

Saiba mais sobre sua carreira profissional e remuneração média de um professor.

Você sabe o que faz um professor? Quais são as principais atribuições e responsabilidades desse profissional tão essencial para a sociedade? Saiba mais sobre sua carreira profissional e remuneração média.  

O que faz um professor?

Um professor é o profissional responsável por lecionar diferentes atividades com o propósito de educar e ensinar crianças e adultos, através da propagação de conhecimentos em áreas diversas.

Por sua importância monumental para a formação dos indivíduos na sociedade, é tida como uma das profissões mais importantes e essenciais. Isso porque todas as pessoas que passam pela escola até a universidade recebem orientação de um professor durante as diferentes etapas de sua vida estudantil. 

O professor é responsável pelo desenvolvimento e execução de atividades pedagógicas, como elaboração de conteúdos e preparação de aulas, aplicação de atividades individuais e em grupos, formulação e aplicação de provas e trabalhos com o objetivo de avaliar a aprendizagem, e muito mais.

Além disso, o professor deve sempre transmitir valores como respeito, cidadania, senso crítico e convivência com as diferenças. 

Assim, o papel desempenhado por ele é bastante amplo, indo desde a facilitação do aprendizado até ser um tipo de mentor e modelo para os seus alunos. 

Quais são as principais responsabilidades e atribuições de um professor? 

As atribuições de um professor podem se distinguir bastante, a depender de para qual nível de ensino ele leciona (educação infantil, ensino fundamental, ensino médio, universidade). No entanto, podemos destacar algumas funções gerais dessa profissão.

Transmissão de conhecimentos

Uma das funções primordiais do professor é compartilhar conhecimentos, informações e conceitos aos alunos. Para isso, ele deve apresentar as informações de maneira objetiva e compreensível, explicar tópicos e oferecer os contextos históricos e culturais de cada conceito. 

Facilitar o aprendizado

A facilitação da aprendizagem é uma das principais atribuições dos professores. Passa por eles a criação de ambientes de aprendizagem que sejam estimulantes e envolventes para os estudantes, de modo que esses possam explorar o conhecimento e questionar. 

Motivação

Nem só de conteúdo se faz um professor. A motivação é um papel importante a ser desempenhado por eles, especialmente no processo de facilitação da aprendizagem. 

Inspirar o interesse dos estudantes sobre um assunto determinado, mostrar a relevância de um conhecimento específico e ajudar os alunos a atingirem seus objetivos educacionais são alguns exemplos de atividades motivadoras realizadas pelos professores. 

Avaliação da aprendizagem

Os professores devem avaliar o progresso e desempenho dos alunos, ainda que os métodos de avaliação possam se diferenciar entre as diferentes instituições de ensino.

De modo geral, exames, tarefas, trabalhos e avaliações são alguns dos recursos utilizados para medir a compreensão dos estudantes sobre os conteúdos apresentados, assim como sua capacidade de aplicação desse conhecimento em problemas práticos. 

Orientação educacional

Como falamos, além do compartilhamento de conhecimentos, os professores muitas vezes atuam como mentores para os seus alunos. 

Eles podem auxiliar fornecendo conselhos sobre carreira, desenvolvimento de habilidades de estudo e a ajudar os alunos a superarem seus desafios educacionais. 

Como se tornar um professor?

Há diferentes caminhos para quem deseja se tornar um professor. De modo geral, é necessária a formação em algum nível de licenciatura, seja na área de Pedagogia ou em campos específicos, como Língua Portuguesa e Matemática.

Mesmo que a pessoa seja formada na antiga Escola Normal de Professores, atualmente é necessária a formação na área de Pedagogia para atuar como professor em qualquer nível de educação. 

O curso de Pedagogia, seja em formato de bacharelado ou licenciatura, costuma ser bastante ofertado tanto por universidades públicas quanto particulares, em modo presencial ou de ensino à distância.

Quais são as competências necessárias para quem deseja se tornar professor? 

Ter pensamento crítico, ótimas habilidades de comunicação, espírito de liderança, empatia e criatividade são algumas das competências que fazem toda a diferença na formação e desenvolvimento de um professor.

Além disso, ao longo de sua formação de estudos e atuação profissional, ele deve desenvolver outras habilidades específicas que vão ajudá-lo a lidar com demandas cotidianas, tais como:

  • Capacidade de organização;

  • Planejamento de aulas e atividades;

  • Gerenciamento de aula;

  • Adaptabilidade cultural e flexibilidade;

  • Ter espírito colaborativo;

  • Ampla capacidade de resolução de problemas;

  • Motivação;

  • Aprendizagem constante. 

Há ainda outras habilidades e competências que devem ser desenvolvidas, conforme a necessidade de atuação e faixa etária a qual o professor leciona. 

Os professores de ensino superior, por exemplo, necessitam de um maior aprofundamento em um campo de estudos, com a realização de mestrado e doutorado para se tornarem aptos a lecionarem para alunos de graduação e pós graduação. 

Onde um professor pode atuar?

De modo geral, um professor atua em instituições de ensino públicas ou privadas. No entanto, elas não se restringem às escolas de ensino infantil, educação básica (nível fundamental e médio) e universidades.

Professores podem trabalhar em cursos preparatórios (sejam para o vestibular ou para concursos públicos), escolas técnicas, escolas de idiomas, escolas de música e de artes, escolas profissionalizantes e em cursos livres. 

Recentemente, há um crescimento na contratação de professores para atuação em empresas do terceiro setor, ONGs ou até mesmo em empresas que investem de forma contínua na formação dos seus funcionários. 

O ambiente digital, com o crescimento da oferta de cursos e graduações EaD, é outro segmento que tem crescido bastante. 

Qual é a remuneração média de um professor no Brasil?

O salário médio de um professor no Brasil pode variar bastante porque diferentes fatores devem ser levados em consideração na hora de calcular a remuneração média.

De acordo com os últimos reajustes, o piso salarial da profissão de professor é de R$ 4.420,00. No entanto, há muitos estados e municípios que ainda hoje pagam abaixo do piso.

Outro fator que pode levar a discrepâncias é o fato de muitos professores trabalharem em mais de uma instituição e receberem por hora/aula, ou seja, a remuneração é variável conforme a carga horária desempenhada.

Quando se trata de redes estaduais de ensino, atualmente, os estados que oferecem as maiores remunerações para uma carga horária semanal de 40 horas são Pará, Maranhão e Distrito Federal. Em todos eles, a remuneração ultrapassa R$ 5.000,00. 



Vagas de Educação


Sobre o autor

Gisele Mendes - Marketing - Divulga Vagas
Gisele Mendes

Marketing - Divulga Vagas
 www.divulgavagas.com.br




Scroll to Top