Prepare-se para um novo emprego em 2023

COMPARTILHE!
Prepare-se para um novo emprego em 2023



O que veremos neste artigo

Independentemente do seu momento de carreira, estas dicas vão te ajudar a fazer uma autoavaliação e começar a projetar metas para o próximo ano

À medida que nos aproximamos do final de mais um ano, é hora de começar a se preparar para o próximo. Não há melhor momento do que agora para desacelerar, respirar e refletir sobre as realizações e dificuldades deste ano. O mês de dezembro também é a oportunidade perfeita para começar a pensar em metas e aspirações para 2023.

Para profissionais em momento de transição de emprego, seja por escolha própria ou do seu empregador, esse período de autoavaliação é ainda mais urgente. Onde quer que você esteja na sua carreira, aqui estão alguns conselhos práticos de fim de ano para te ajudar a aproveitar ao máximo a procura de emprego:

Reveja o que é mais importante para você agora
É flexibilidade? Estabilidade? Ou salário? É um emprego remoto ou um trabalho que exige que você esteja no escritório? É uma posição desafiadora que vai te ensinar novas habilidades? Esclarecer o que é importante é um primeiro passo importante.

Se você estiver empregado, observe todos os dias estas duas coisas: O que te dá energia? E o que te deixa exausto?

Ao longo das próximas semanas, você verá o surgimento de padrões que vão te ajudar a definir os elementos que você deve buscar em uma nova oportunidade. Depois de encontrar esses padrões, identifique maneiras de se envolver com os tópicos ou prioridades de interesse pesquisando canais do YouTube, podcasts, usuários do TikTok, livros ou artigos que se aprofundem nisso.

Reconecte-se com velhos amigos e faça novas amizades
As férias são uma ótima desculpa para entrar em contato e marcar um horário com as pessoas que você conhece e aquelas que gostaria de conhecer. Pergunte o que elas têm feito, o que elas gostam em sua função atual e qualquer conselho de carreira que possam ter.

Agora existem muitas opções para criar conexões e cultivar novas redes, como comunidades no Discord e no Slack ou serviços de mentoria. Se você encontrar alguém em um cargo ou empresa em que esteja interessado, não hesite em entrar em contato e pedir um café virtual ou um bate-papo mensal de orientação no ano novo.

Esteja pronto para compartilhar suas próprias reflexões e pedir novas perspectivas sobre como você pode navegar em seus novos interesses e oportunidades.

Busque novas habilidades
Se você estiver desempregado no momento, volte a estudar. Novos conhecimentos e habilidades podem complementar seu conjunto de habilidades atual e ajudar a abrir novas portas.

Existem muitos cursos e programas online gratuitos e acessíveis que ensinam habilidades profissionais, e alguns até dão certificados de participação.

Viver o espírito natalino por meio do voluntariado também pode ser uma forma de desenvolver diversas habilidades de liderança e negócios.

Quer você tenha aulas presenciais, online ou faça trabalho voluntário, poderá conhecer pessoas que podem te ajudar a ampliar sua rede.

Preste atenção ao mercado de trabalho local e nacional
Pode ser o momento de ser flexível e considerar os setores que estão contratando e as funções disponíveis.

Os setores de tecnologia, mídia e serviços financeiros tornaram-se muito competitivos para quem procura emprego no final de 2022. Mas vários outros campos – arquitetura, imóveis, governo, construção e indústrias de alimentos e bebidas, para citar vários – viram forte crescimento nas ofertas de emprego nos últimos meses. Seja flexível: pode ser que a função que você deseja exista em um setor que você nunca considerou (por exemplo, muitas áreas não tecnológicas contratam funções técnicas).

Pergunte a si mesmo como você pode aplicar suas habilidades ou pontos fortes a essas novas funções. Onde estaria sua curva de aprendizado? Como você pode começar isso agora?

Faça tudo de novo no próximo ano
Daqui a um ano, esteja você prestes a iniciar uma busca de emprego ou satisfeito com sua função atual, ainda é uma boa ideia reservar um tempo para refletir, revisar e recarregar as energias para o próximo ano.

Faça estas perguntas anualmente: o que é importante para você no trabalho? Existem pessoas que você deseja conhecer ou se reconectar? Existem habilidades que você gostaria de aprender? Como estão os mercados de trabalho?

Uma avaliação honesta de seus interesses e prioridades vai te ajudar a se comprometer novamente com sua carreira atual ou a iniciar o processo de encontrar um novo emprego.

FONTE: https://forbes.com.br/carreira/2022/12/o-que-voce-pode-fazer-agora-para-se-preparar-para-buscar-emprego-em-2023/



Sobre o autor

Gisele Mendes - Marketing - Divulga Vagas
Gisele Mendes

Marketing - Divulga Vagas
 www.divulgavagas.com.br




Scroll to Top

PUBLICIDADE