Pedagogo: Vagas, onde me formar e salário

COMPARTILHE!
Pedagogo: Vagas, onde me formar e salário



O que veremos neste artigo

Como é a atuação de um pedagogo e quais são suas principais atribuições no dia a dia?

Como é a atuação de um pedagogo e quais são suas principais atribuições no dia a dia? Entenda melhor sobre a formação educacional, mercado de trabalho e perspectivas salariais para esse profissional!

O que é pedagogia?

É uma área que busca compreender e analisar os processos de aprendizagem e de ensino, com foco na educação de forma geral. Ela abrange desde o ensino escolar até questões que se relacionam ao desenvolvimento humano e cognitivo.

 

Cabe à pedagogia identificar estratégias e metodologias que os indivíduos, em idade escolar ou não, possam utilizar para despertar suas potencialidades intelectuais e ampliar sua aprendizagem sobre diferentes temas. 

Como é a formação para se tornar pedagogo?

Para se tornar pedagogo, é necessário cursar a faculdade de pedagogia. Ela é oferecida em formato de bacharelado e licenciatura e costuma ter duração de quatro anos, em média. 

 

Como a licenciatura é um curso voltado àqueles que desejam se tornar professores, quem deseja ter uma atuação profissional mais ampla na área deve ingressar em um curso de bacharelado. Há diferenças importantes nas grades curriculares de cada um dos formatos. 

 

No entanto, há muitos conteúdos que estão presentes nas duas modalidades, como história da educação, metodologias de ensino, gestão pedagógica, políticas educacionais, sociologia, alfabetização, educação infantil e educação especial. 

 

O curso de pedagogia é amplamente ofertado em nosso país, tanto em universidades públicas quanto privadas. Atualmente, também é possível cursar a graduação na modalidade de Ensino à Distância. 

O que faz um pedagogo?

Ao contrário do que o senso comum pode imaginar, a atuação de um pedagogo é muito abrangente e não se restringe, absolutamente, às instituições de ensino. 

 

Uma das atuações mais comuns do pedagogo é lecionar para alunos de educação infantil e dos primeiros anos do ensino fundamental, até o quinto ano. No entanto, existem diversas oportunidades fora do ambiente escolar. 

Gestão escolar

Uma das áreas mais disseminadas é a gestão escolar, onde o pedagogo executa diferentes tarefas de gerenciamento de uma instituição de ensino. Suas atribuições nessa função são múltiplas.

 

Vão desde a organização do calendário letivo e da grade de aulas até o desenvolvimento de projetos pedagógicos, passando pela organização de atividades culturais, conselhos de classe, reuniões pedagógicas com responsáveis e promoção da integração entre a escola e a comunidade estudantil. 

Educação especial

O pedagogo que atua nessa área vai lidar de forma exclusiva com crianças que possuem deficiência ou limitações de aprendizado, como dislexia. Para isso, o profissional deve ter capacitação comprovada para exercer a função.

 

Ele pode ministrar e adaptar aulas e conteúdos para alunos que possuem deficiência, além de produzir materiais didáticos específicos para o aprendizado deste público. 

Pedagogia empresarial

No contexto empresarial, o pedagogo vai atuar no setor de gestão de pessoas e recursos humanos. Ele é um dos responsáveis pelo treinamento de pessoal e desenvolvimento de habilidades que possam agregar ao exercício das funções. 

 

Aplicar técnicas da pedagogia no ambiente corporativo é uma tendência cada vez mais crescente nesse universo. Isso porque é uma ótima maneira de investir na formação contínua dos colaboradores e da produtividade da empresa. 

 

Ele pode estar envolvido também com a gestão e desenvolvimento de projetos da organização e auxiliar na coordenação de equipes que sejam multidisciplinares. 

Pedagogia hospitalar

Essa é uma função muito sensível porque cuida da educação de crianças e jovens que estão em situação de enfermidade. As ações educacionais para pacientes hospitalares é uma maneira de investir em seu desenvolvimento, transmitir os conteúdos que eles deveriam aprender na escola e também facilitar a sua inclusão social. 

 

Portanto, hospitais e clínicas que são especializados em atendimento infantil e adolescente costumam contar com pedagogos para a elaboração de planos educacionais. Esse tipo de iniciativa ajuda a tornar a experiência de internação e tratamento menos traumática. 

Orientação educacional

Nessa área, o pedagogo trabalha tanto com alunos quanto com professores. No caso dos alunos, o foco são avaliações da realidade de cada estudante, de modo a orientá-lo de modo individual, para que melhore seu desempenho escolar. 

 

Já no caso do trabalho junto aos professores, o foco de atuação é no auxílio à organização das aulas, planejamento educacional e relacionamento com os alunos. Pode ajudar também na criação e aplicação de métodos de ensino que se adaptem à realidade de cada turma. 

Produção de material pedagógico

Outra importante área de atuação de um pedagogo é o desenvolvimento de material pedagógico, sobretudo para a educação infantil. Importante mencionar que os materiais vão desde os livros didáticos até brinquedos, jogos educativos e instrumentos musicais. 

 

O pedagogo pode produzir material para o ensino fundamental, no entanto, é necessário que o trabalho seja conjunto a um professor da área específica de conhecimento (como português, matemática ou geografia).

 

O pedagogo também é responsável pela revisão dos textos de livros didáticos, pela construção de materiais de apoio, orienta a organização dos conteúdos e propõe métodos adequados para seu uso em sala de aula. 

 

Ainda existem outras inúmeras possibilidades de atuação para um pedagogo, como atuar com pedagogia esportiva, nas indústrias de brinquedos e em órgãos públicos relacionados à educação. 

Como é a média salarial de um pedagogo?

A faixa salarial de uma pessoa formada em pedagogia fica em torno de R$ 2700 a R$ 3 mil reais. Contudo, como visto nesse artigo, há uma ampla possibilidade de atuação, até mesmo no setor empresarial.

 

Por isso, os salários podem variar bastante e superar essa média, especialmente de acordo com o grau de especialização e local em que se trabalha.

 

Uma interessante possibilidade para quem é pedagogo é estudar para a aprovação em concursos públicos. Essa é uma carreira promissora para aqueles que atuam como professores de educação infantil e educação especial. 

 

Há também a possibilidade de especialização científica, na qual o pedagogo realiza mestrado e doutorado. Assim, ele pode se tornar apto a ingressar em concursos públicos para se tornar professor universitário ou prestar consultorias e assessorias privadas. 

Vagas para pedagogo

Por ser uma área relacionada à educação, há uma demanda constante de postos de trabalho para esse profissional. Apenas um portal de empregos online oferece mais de 580 vagas de emprego para pedagogo.

 

É possível ingressar no mercado de trabalho antes mesmo da conclusão da graduação, a partir de estágios. Também há muita oferta de vagas para essa categoria.

 

No caso de quem deseja construir uma carreira via concursos públicos, é importante estar atento à divulgação de editais de prefeituras e governos estaduais. 

 

Os salários para a função de pedagogo podem variar bastante conforme a carga horária, município e estado da vaga a ser preenchida via concurso. 

 

Atuar como pedagogo é uma função muito importante para a sociedade, visto que este profissional trabalha de forma direta e indireta com educação e aprendizagem. 

 

Portanto, há sempre a perspectiva de maiores investimentos nessa área, o que faz da carreira mais promissora.



Vagas na área da Pedagogia e Educação


Sobre o autor

Gisele Mendes - Marketing - Divulga Vagas
Gisele Mendes

Marketing - Divulga Vagas
 www.divulgavagas.com.br




Scroll to Top

PUBLICIDADE