É um conjunto de estratégia em prol de se estabelecer uma conduta que deve ser internalizada para gerar uma percepção positiva.
Não quer dizer mentir sobre quem você é, mas fazer o gerenciamento para que seus pontos fortes sejam destacados.
Com o mercado de trabalho cada vez mais competitivo e seletivo, desenvolver um plano de marketing pessoal é um diferencial, tanto para divulgar um trabalho, construir autoridade, alavancar sua carreira.
Assista o vídeo para entender um pouco mais sobre Marketing Digital:
Plano de Marketing Pessoal
(Extraído do curso de MKT Pessoal do Senac)
Para dar início a esse processo, é fundamental analisar alguns pontos.
- Comece pensando em quem você é.
- Depois, pense sobre os pontos fortes e fracos da sua personalidade. Procure dar foco às suas características mais marcantes, como alegria, bom humor, bom senso, facilidade de comunicação. Com o passar do tempo, essas serão suas marcas pessoais.
- Você sabe o que as pessoas dizem sobre você? Como é sua imagem diante dos outros?
- Sobre as suas reações, você sabe trabalhar sob pressão? Consegue atingir metas? Como administra conflitos? Sabe trabalhar em equipe? Consegue seguir ordens? Como você se relaciona com as outras pessoas?
- E agora, em que nível estão sua autoestima, sua motivação, seu humor, sua criatividade e sua sensibilidade?
- Você se considera um profissional proativo ou reativo?
MUITO BEM! O PRÓXIMO PASSO É PENSAR SOBRE ESTAS QUESTÕES:
* Onde Atuarei?
* Como realizo a comunicação interpessoal?
* Como meu currículo está construído?
É importante se colocar no lugar do outro e tentar entender de que maneira a informação está chegando a ele.
Observe as dicas que selecionamos do Portal RH para aprimorar sua comunicação interpessoal e, consequentemente, facilitar seu convívio com os seus colegas:
PROCURE TROCAR ALGO ALÉM DE PALAVRAS.
BUSQUE APRENDER COM SEUS INTERLOCUTORES.
COLOQUE VELHOS PARADIGMAS EM PERSPECTIVA.
ESTIMULE O COMPARTILHAMENTO.
INCENTIVE O NETWORKING.
O CORPO FALA. FIQUE ATENTO AO GESTUAL.
UTILIZE A COMUNICAÇÃO INTERPESSOAL PARA RESOLVER CONFLITOS.
MELHORE O SEU DESEMPENHO.
PROMOVA O AUTOCONHECIMENTO.
LINGUAGEM CORPORAL NO TRABALHO
A seguir, veja quais são as piores gafes corporais e o que podemos fazer para evitá-las.
- Não fique sentado “largado” na cadeira.
- Se estiver cansado, tome um café, dê uma rápida caminhada e deixe para se espreguiçar no banheiro. Mostrar-se cansado é uma das piores gafes.
- Estalar os dedos? É melhor nunca fazê-lo.
- Se uma das suas unhas quebrar, vá até o banheiro e a lixe.
- Apoiar o queixo sobre a mão demonstra cansaço. Evite fazê-lo.
- Mantenha seu corpo ereto, mas sem exageros. Pessoas com ombros para frente demonstram estar cansadas.
Agora, veja o que alguns movimentos e gestos podem dizer sobre você:
- Levantar a cabeça sinaliza interesse e o desejo de ouvir as opiniões dos outros.
- Inclinar-se para a frente diz “diga-me mais, estou interessado”.
- Colocar as mãos dobradas no colo ou sobre o estômago parece ser um gesto de proteção.
- Mãos colocadas sobre a mesa podem significar “vamos direto ao assunto”.
AGORA VAMOS PRATICAR O MARKETING PESSOAL, QUE TAL CRIAR O SEU?
Para fazer o planejamento da sua estratégia de marketing pessoal, seja a nível pessoal ou profissional, deve responder às seguintes questões:
- Em que fase da sua vida se encontra?
- Qual a sua missão, visão, valores e política pessoal?
- Quais as suas competências?
- Quais os seus pontos fortes e pontos fracos?
- Quais as suas forças e fraquezas?
- Que imagem sua passa para o exterior?
- Que impacto tem nas outras pessoas?
- Consegue ter a percepção do que os outros pensam de si?
- Quais as oportunidades e ameaças no seu mercado?
- O que há de novo na sua área profissional e no seu ramo de atividade?
- O que faz para se manter competitivo?
- Quais os seus objetivos?
- Que estratégias pretende levar a cabo para alcançar os seus objetivos?
No final não se esqueça que todas as etapas para elaboração do plano, bem como o acompanhamento dos objetivos podem (e devem) ser revistas e redirecionadas periodicamente, a fim de se ajustarem a novas situações. Os seus objetivos, no entanto, devem ser possíveis de atingir, de outra forma podem acabar por desmotiva-lo. E é essencial terem um período de tempo definido.
Faça ainda um controlo periódico dos resultados de forma a poder redirecionar as suas metas antecipadamente de forma a atingir os seus objetivos. No final de todo este processo, a ideia é que se sinta realizado (profissional ou pessoalmente ou em ambos os casos).