Empregos em Maringá: vagas, salários e como é a cidade

COMPARTILHE!
Empregos em Maringá: vagas, salários e como é a cidade



O que veremos neste artigo

Como encontrar boas ofertas de empregos em Maringá? Se você é da região ou está aberto a procurar postos de trabalho fora do seu estado.

Como encontrar boas ofertas de empregos em Maringá? Se você é da região ou está aberto a procurar postos de trabalho fora do seu estado, veja nesse artigo algumas informações relevantes sobre a cidade e sobre as oportunidades de vagas por lá. 

Maringá, cidade planejada

O município de Maringá é considerado uma cidade de porte médio-grande e se destaca por ser uma cidade planejada, com um processo de urbanização mais recente. É reconhecida pela sua ótima qualidade de vida e por ser muito arborizada e limpa. 

 

Atualmente, ela é a terceira maior cidade do estado do Paraná e a sétima de toda a região Sul brasileira. De acordo com dados do censo IBGE de 2021, Maringá tem quase 440 mil habitantes. Ao todo, a região metropolitana ultrapassa 800 mil habitantes. 

 

A cidade de Maringá foi fruto de um projeto da Companhia de Melhoramentos Norte do Paraná, celebrado no ano de 1947. Seu traçado urbanístico de inspiração modernista e inspirado no princípio de cidade-jardim foi feito pelo urbanista Jorge Macedo Vieira.

 

Mesmo apresentando um crescimento populacional acelerado ao longo das décadas seguintes, Maringá ainda possui um perímetro urbano com grandes áreas de mata nativa.

Região metropolitana

A Região Metropolitana de Maringá foi instituída legalmente em 1998, e em 2005, contou com a inclusão de novos municípios. 

 

Compõe a região hoje os seguintes municípios, além da cidade de Maringá: Ângulo, Astorga, Doutor Camargo, Iguaraçu, Itambé, Ivatuba, Mandaguaçu, Mandaguari, Marialva, Paiçandu, Presidente Castelo Branco e Sarandi. 

 

Portanto, Maringá possui uma importância regional forte mediante os municípios do seu entorno e também em relação às outras regiões paranaenses. 

Como é viver em Maringá?

Os ótimos resultados em indicadores como educação, saúde, segurança e saneamento básico fizeram com que Maringá fosse escolhida como a melhor cidade brasileira para se morar, de acordo com o ranking DGM 2021. 

 

Além disso, o município possui um ótimo índice de IDH, de 0,808, o 20º melhor do Brasil. Por isso, Maringá é uma localidade com excelentes indicadores de renda, educação e longevidade de sua população. 

 

Quem deseja morar com a família em um local que ofereça uma ótima qualidade de vida associado a uma excelente oferta de educação para as crianças, deve considerar procurar empregos em Maringá.

 

Isso porque a cidade é a 5ª melhor do Brasil em termos educacionais, considerando tanto educação básica quanto fundamental e média. 

 

O ensino superior também não deixa a desejar. A cidade abriga campus de universidades particulares como PUC-PR e UNIP e também a Universidade Estadual de Maringá, que foi eleita uma das 25 melhores faculdades do país. 

 

Os que desejam viver em uma cidade que possui uma boa qualidade de ar e muitas áreas de vegetação também devem incluir Maringá em sua lista. Um dos principais diferenciais é justamente a grande oferta de natureza dentro do ambiente urbano.

 

Na última década, a oferta de imóveis cresceu cerca de 70%. O setor imobiliário oferece boas oportunidades para quem deseja comprar casas e apartamentos na planta, por exemplo.

 

O transporte na cidade é satisfatório, especialmente se você morar próximo ao seu local de trabalho e estudo. Há mais de 30 km de ciclovias, o que faz das bicicletas uma excelente opção de meio locomoção. 

 

O principal meio de transporte coletivo são os ônibus, que possuem tarifas de passagens diferenciadas para estudantes e para portadores do Cartão Passe Fácil. 

 

Maringá conta também com uma boa oferta de programações culturais, com a realização de eventos, festivais e shows de música. Há ainda opções de lazer e entretenimento em shoppings, bares e restaurantes. 

Principais atividades econômicas e mercado de trabalho em Maringá

Quem deseja procurar empregos em Maringá, já pode festejar o fato do mercado de trabalho local ser amplo e diversificado. 

 

O grau de desenvolvimento da cidade faz com que exista uma boa demanda para profissões com formação superior, como médicos e engenheiros. É possível encontrar oportunidades tanto no comércio, setor de construção civil e indústria quanto na produção rural. 

 

Na agricultura, o município se destaca na produção de alguns produtos, como café, soja, algodão, amendoim, arroz, milho e trigo. Por isso, a área de agronomia também é forte na região. 

 

Nos últimos anos, a importância da agricultura no PIB municipal têm diminuído, conforme aumenta a participação do setor de serviços e comércio. 

 

Dentre os principais segmentos industriais de Maringá, podemos falar da agroindústria, metalmecânica e vestuário. 

 

Há muitas confecções na região, e a cidade é o maior polo de moda no sul do país. Inclusive, o maior shopping atacadista da América Latina no setor fica no município. 

 

Grandes empresas como Cocamar, Coca-Cola, Romagnole e Noma são outras que fomentam de forma positiva a geração de empregos em toda a região metropolitana de Maringá. 

 

Recentemente, o município também tem se destacado no mercado de softwares, uma vez que conta com um Arranjo Produtivo Local nesse setor. 

Como encontrar vagas de emprego em Maringá?

A internet é um bom lugar para procurar vagas de emprego em Maringá, especialmente se você tiver uma formação ou experiência nas áreas de maior destaque dentro do mercado de trabalho local.

 

Em uma rápida pesquisa em alguns dos principais portais de emprego do Brasil, verificamos a oferta de muitas vagas. Em dois portais, havia mais de 1000 anúncios de postos de trabalho disponíveis em Maringá. Veja alguns exemplos de vagas encontradas:

 

  • Auxiliar de Logística;
  • Assistente de RH;
  • Vendedor de Peças Automotivas;
  • Representante Comercial;
  • Assistente de Campo;
  • Mecânico;
  • Analista de Transporte;
  • Recepcionista;
  • Operador de Caixa;
  • Auxiliar de Compras;
  • Vendedor Externo;
  • Gerente de Contas;
  • Analista de Conteúdo;
  • Executivo de Vendas;
  • Assessor de Investimentos;
  • Consultor Comercial;
  • Analista Contábil;
  • Ajudante de Carga e Descarga;
  • Analista de Laboratório;
  • Encarregado de Expedição;
  • Assistente de Sistemas;
  • Técnico em Segurança do Trabalho.

 

Com ofertas de oportunidades para pessoas com todos os tipos de qualificação ou experiência, não é uma tarefa difícil encontrar vagas de empregos em Maringá.

 

Especialmente se a pessoa for do estado paranaense ou da região metropolitana, vale a pena intensificar a procura por postos de trabalho na cidade. 

 

A boa oferta de serviços públicos e índices positivos de qualidade de vida também fazem de Maringá uma excelente escolha de moradia para quem tem família e filhos.



Empregos em Maringá: vagas, salários e como é a cidade


Sobre o autor

Gisele Mendes - Marketing - Divulga Vagas
Gisele Mendes

Marketing - Divulga Vagas
 www.divulgavagas.com.br




Scroll to Top