Emprego em São Luís

COMPARTILHE!
Emprego em São Luís



O que veremos neste artigo

Você já pensou em procurar emprego em São Luís, capital do estado do Maranhão?

Veja nesse artigo como é a demanda de emprego na localidade e quais são as principais características da região.

Como é viver em São Luís?

São Luís é a capital do estado do Maranhão. É uma cidade histórica cercada por belezas naturais. Ela é a única capital brasileira fundada por franceses, que iniciaram a ocupação da cidade em 8 de setembro de 1612. Depois, ela foi invadida por holandeses e finalmente, colonizada pelos portugueses. 

 

Com uma população de mais de 1 milhão de habitantes, ela é a maior cidade do Maranhão e o quarto maior município da região nordeste. Um dos principais atrativos para quem busca empregos em São Luís é o baixo custo de vida na cidade. 

 

Por ser o centro das atividades no estado, a cidade tem uma extensa rede de comércios e também infraestrutura escolar, de saúde, opções de lazer e universidades públicas.

 

A localização privilegiada, próximo a diferentes portos, faz com que a região também tenha uma importância estratégica, que atraem investimentos públicos e privados. 

 

Uma grande vantagem de São Luís quando comparada a outras capitais nordestinas é que ela é consideravelmente mais barata. Em relação à Salvador, por exemplo, São Luís tem alimentos e produtos básicos mais baratos, assim como refeições na rua.

 

Quando a comparação é feita em relação à Recife, São Luís tem ainda mais vantagens: ela é mais acessível tanto em termos de alimentação básica quanto em despesas de lazer, como bebidas alcoólicas ou ingressos de cinema.

 

Por isso, é uma ótima opção de cidade para quem deseja viver bem gastando pouco. 

Quais são as principais demandas de emprego em São Luís?

Segundo pesquisas do Mapa do Trabalho Industrial realizadas pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), existem algumas áreas que devem se destacar em termos de demanda de profissionais nesta próxima década na região de São Luís e principais localidades do Maranhão. São elas:

 

  • Construção;
  • Meio ambiente e produção;
  • Metalmecânica;
  • Alimentos;
  • Energia;
  • Veículos;
  • Vestuário e calçados;
  • Tecnologias da Informação e Comunicação;
  • Madeira e Móveis;
  • Petroquímica e química;
  • Mineração;
  • Papel e gráfica;
  • Pesquisa, desenvolvimento e design.

 

Como o setor de indústrias é uma das principais atividades econômicas do estado, a área de Gestão e Finanças também deve ter uma demanda crescente de vagas, especialmente nas áreas de Contabilidade, Risco e Controladoria e Administração. 

 

Da mesma forma, a área de Direito pode demandar vagas para prestação de assistência jurídica em diferentes segmentos, como advocacia empresarial, área previdenciária e consultorias. 

 

Finalmente, o setor de saúde também é bastante aquecido na capital São Luís, especialmente o setor de Farmácia, que vem sendo impulsionado pelo surgimento de mais unidades de farmácias de manipulação. 

 

Assim, todas as áreas relacionadas à Medicina, Enfermagem, Odontologia, Farmácia, Fisioterapia e Nutrição também devem ter uma boa demanda de empregos em São Luís nos próximos anos.

Portos de São Luís

A cidade de São Luís tem uma localização extremamente privilegiada, quase inteiramente cercada com saídas para o mar. Ela é a capital brasileira que está mais próxima de grandes centros importadores, como a Europa e os Estados Unidos. 

 

Então, a própria fundação da cidade e sua história ao longo do tempo estão profundamente relacionadas com essa característica. 

 

O Porto de Itaqui é o segundo mais profundo do mundo e um dos portos brasileiros que mais escoa itens destinados ao comércio exterior. Por essa razão, há muita oferta de empregos em atividades ligadas à indústria aduaneira e à operação portuária. 

 

Além disso, está em construção um segundo porto na cidade, que será o Porto São Luís. As obras já estão em andamento e prometem gerar até 10.000 vagas de empregos diretos e indiretos até o período final da construção.

 

Quando estiver operando, o terminal deve gerar mais de 3000 vagas entre empregos diretos e indiretos. 

Vagas de Emprego em São Luís

Dados divulgados pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados, demonstraram que mesmo durante a pandemia de coronavírus, a cidade de São Luís apresentou crescimento econômico.

 

Isso porque em 2020 a capital maranhense abriu mais de 10.000 vagas de emprego, o que fez dela a segunda cidade brasileira que mais criou empregos no ano em questão. 

 

Ao todo, foram 10.334 novas vagas. Nos anos anteriores, a capital maranhense também foi um dos destaques da região nordeste nesse quesito. Portanto, é um forte indício de que realmente há uma ampla oferta de vagas de emprego em São Luís. 

Perfil das vagas

O perfil das vagas de emprego é bastante diverso, de modo que há tanto oferta para vagas de nível médio quanto vagas mais especializadas, que necessitam de formação superior. 

 

As áreas relacionadas à operação industrial, vendas e comércio concentram as principais ofertas para as vagas que não necessitam de formação superior. 

 

Nas vagas que necessitam de ensino superior, seguem alguns exemplos que costumam ter demanda recorrente:

 

  • Analista contábil;
  • Farmacêutico;
  • Gerente de Vendas;
  • Analista de Dados;
  • Segurança da Informação;
  • Engenheiro Civil;
  • Especialista em Logística.

 

Esses são apenas alguns exemplos de vagas que buscam pessoas com graduação que podem ser ofertadas na cidade de São Luís e adjacências.

Quais são as principais cidades próximas de São Luís com vagas abertas?

Apesar de São Luís ser o principal pólo econômico do estado do Maranhão, é possível encontrar vagas de emprego disponíveis em cidades próximas da capital. Como todas as capitais, ela tem uma região metropolitana, que é conhecida como Grande São Luís. 

 

As cidades que integram a região metropolitana são Alcântara, Bacabeira, Icatu, Paço do Lumiar, Rosário, Santa Rita, Axixá, Cachoeira Grande, Morros, Presidente Juscelino, São José de Ribamar e Raposa.

 

Dentre outras cidades que são mais próximas da capital, podemos destacar Viana, Urbano Santos e Pinheiro. 

Busque oportunidades em São Luís e região

Então, se você é da cidade de São Luís ou da região metropolitana, saiba que no momento essa é uma das melhores regiões do Brasil para conseguir uma vaga de emprego. 

 

Para quem está aberto em busca de novas oportunidades, buscar emprego em São Luís pode ser uma boa ideia. A cidade é encantadora, tem uma ótima oferta de serviços e um custo de vida mais baixo do que outras capitais brasileiras.



Candidate-se Também


Sobre o autor

Gisele Mendes - Marketing - Divulga Vagas
Gisele Mendes

Marketing - Divulga Vagas
 www.divulgavagas.com.br




Scroll to Top

PUBLICIDADE