Saiu um novo edital de concurso do IBGE com 148 Vagas

COMPARTILHE!
Saiu um novo edital de concurso do IBGE com 148 Vagas



O que veremos neste artigo

Você sabia que foi aberto mais um concurso IBGE de âmbito nacional? E o melhor de tudo é que a exigência de escolaridade é de Nível Médio!

Você sabia que foi aberto mais um concurso IBGE de âmbito nacional? E o melhor de tudo é que a exigência de escolaridade é de Nível Médio, ou seja, bastante abrangente para a maioria das pessoas. Saiba mais informações abaixo!

Saiu um novo concurso IBGE!

Foi divulgado um novo processo seletivo simplificado para o preenchimento de 148 vagas, em caráter temporário, para a função de Agente Censitário de Pesquisas e Mapeamento do IBGE!

É uma ótima oportunidade para quem está desempregado porque é um concurso de etapa única, que consiste em Prova Objetiva, e com abrangência nacional. Isso significa que há vagas para todos os estados, sediadas nas capitais. 

Além disso, conforme a distribuição constante do Quadro de Vagas, este concurso reserva um percentual mínimo de 5% das vagas para candidatos com deficiência e 20% das vagas para pessoas pretas e pardas, conforme previsto em legislação. 

Por que o IBGE decidiu lançar um novo edital para Agente Censitário?

O principal objetivo da publicação deste edital é corrigir possíveis distorções que ocorreram nas coletas de dados do último Censo, realizado no ano de 2022. Assim, o Agente Censitário de Pesquisas e Mapeamento terá como atribuições principais da função: 

  • Incorporar novos trackings urbanos coletados por supervisores e recenseadores;

  • Promover a integração topológica entre os arquivos de áreas rurais e urbanas;

  • Desenvolver um único documento contendo todas as informações sobre os arruamentos do país, de modo a possibilitar a retificação de possíveis inconsistências;

  • Empregar imagens obtidas por satélite para aprimorar e suplementar a base de informações dos percursos realizados por recenseadores em regiões rurais;

  • Corrigir possíveis erros de deslocamentos;

  • Fazer o georreferenciamento de estabelecimentos de ensino e saúde;

  • Corrigir posicionamento de municípios;

  • Estabelecer a demarcação entre áreas urbanas e rurais com base nas informações declaradas durante entrevistas. 

Além disso, há outras atribuições que são explicadas de forma detalhada no edital. O candidato não precisa se preocupar com a falta de familiaridade com as questões porque o IBGE oferece treinamentos para o exercício das funções. 

Qual é o período vigente de inscrições no novo processo seletivo simplificado do IBGE?

As inscrições estão abertas desde o dia 24 de Julho e vão até o dia 13 de Agosto para ampla concorrência e 17 de Agosto para as pessoas com deficiência. A solicitação de isenção de taxa, assim como o envio de documentos de laudo dos PCDs também deve ser feito nesse período. 

Qual é o valor da taxa de inscrição?

A taxa de inscrição no concurso IBGE custa R$ 30,00. O último dia para pagamento da taxa é o dia 14 de Agosto para a ampla concorrência e 17 de Agosto para as pessoas com deficiência.

Quais são os requisitos necessários para se inscrever no concurso?

É necessário que o candidato tenha concluído o Ensino Médio em instituição de ensino reconhecida pelo MEC. Além disso, é necessário que ele tenha idade mínima de 18 anos completos, na data da contratação. 

O candidato deve ter nacionalidade brasileira ou portuguesa (no caso desta opção, deve estar amparado pelas condições explicitadas no Tratado de Amizade, Cooperação e Consulta), estar em dia com as suas obrigações eleitorais e em pleno gozo dos seus direitos políticos. 

No caso de candidatos do sexo masculino, é necessário estar em dia com as obrigações militares. 

O candidato deve apresentar condições físicas e mentais de exercício da função prevista no concurso. Há ainda outras questões específicas, como o enquadramento de servidores públicos, que devem ser lidas com atenção no edital. 

Como será o concurso IBGE simplificado?

A divulgação final de todos os inscritos será realizada no dia 12 de Setembro. Ele vai consistir em uma única etapa, que é a aplicação de Prova Objetiva, a ser realizada no dia 24 de Setembro.

Demais informações sobre divulgação de gabarito e datas para interposição de recursos são explicadas no edital. O resultado final do processo seletivo simplificado sai no dia 25/10. 

Como será a Prova Objetiva?

A prova objetiva tem caráter eliminatório e classificatório e terá um total de 60 questões, cujo somatório final é 60,00 pontos. A divisão do conteúdo programático da prova em suas respectivas disciplinas se dará da seguinte maneira: 

  • Língua Portuguesa, 20 questões;

  • Matemática e Raciocínio Lógico, 15 questões;

  • Ética no Serviço Público, 5 questões;

  • Geografia, 20 questões.

As questões serão do tipo múltipla escolha, com 5 opções de resposta, sendo apenas uma a resposta correta. 

Como organizar os estudos para esse processo seletivo simplificado?

Uma das melhores opções para ter mais chances de ser aprovado em um concurso, especialmente quando o prazo para os estudos é mais curto, é realizar um cursinho intensivo.

Há muitos cursos especializados em concursos públicos e todos eles sempre oferecem módulos com aulas teóricas e exercícios, de modo que o candidato possa se preparar bem para o certame.

Uma outra opção vantajosa é estudar através de apostilas, que possuem todo o conteúdo programático e exercícios para a prática. 

Esta é uma maneira mais econômica de investir nos estudos, além de ser interessante para quem tem bons resultados com o estudo autônomo.

É possível pesquisar muitos materiais de referência na internet, até mesmo gratuitos. Especialmente porque recentemente ocorreram outros concursos semelhantes a esse. 

Faça um cronograma de estudos

O mais importante é traçar um bom planejamento de estudos e elaborar um cronograma, que seja compatível com a sua realidade. Claro que o ideal é estudar o máximo possível porque há candidatos que estão se dedicando de forma exclusiva a isso.

No entanto, se você não consegue ter o dia inteiro disponível para os estudos, veja os horários que são mais propícios e divida o conteúdo programático de acordo com seus dias e momentos de estudo.

Uma dica muito importante para qualquer pessoa que deseja obter bons resultados em concursos públicos é realizar as provas anteriores para o mesmo cargo. 

A partir disso, o candidato consegue ter uma boa avaliação do seu nível de conhecimento e também ter uma experiência de treino de prova, o que é fundamental para o dia de realização do concurso. 

Vale a pena fazer o concurso IBGE processo seletivo simplificado?

Cada candidato deve analisar a sua situação pessoal, profissional e financeira para tomar essa decisão. 

No entanto, por ser um processo seletivo com taxa de inscrição baixa e exigência de nível médio apenas, pode ser uma excelente oportunidade de trabalho para jovens recém-formados ou pessoas que estão fora do mercado de trabalho. 

Além disso, trabalhar no Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística é ter uma experiência como servidor de um órgão estatal essencial para o planejamento das políticas públicas do país. 

Assim, mesmo que você não tenha interesse genuíno na área, é algo que somará muito ao seu currículo e também à sua experiência profissional.

Se você perdeu o prazo de inscrição neste concurso, não se preocupe! Já foi aprovado orçamento para realização de outro grande concurso do IBGE ainda esse ano e a qualquer momento o edital deve sair! Então, traremos mais informações para você!



Sobre o autor

Gisele Mendes - Marketing - Divulga Vagas
Gisele Mendes

Marketing - Divulga Vagas
 www.divulgavagas.com.br




Scroll to Top

PUBLICIDADE