Consultor ambiental: o que faz, salário e vagas

COMPARTILHE!
Consultor ambiental: o que faz, salário e vagas



O que veremos neste artigo

Você sabe o que faz um consultor ambiental? Entenda quais são as principais atribuições dessa carreira.

Você sabe o que faz um consultor ambiental? Entenda quais são as principais atribuições dessa carreira, qual a formação necessária e como é a demanda de vagas no mercado de trabalho brasileiro para esse profissional.

O que é uma consultoria ambiental?

Uma consultoria ambiental é uma empresa que presta serviços para avaliar quais os danos e impactos que um projeto ou empreendimento específico pode provocar ao meio ambiente e aos grupos de populações tradicionais, como povos indígenas, quilombolas e comunidades tradicionais.

 

Por isso, ela é um serviço indispensável nos dias de hoje, onde é cada vez mais urgente minimizar a geração de impactos ambientais na natureza. Assim, diferentes companhias e empresas, privadas e públicas, necessitam desse tipo de serviço. 

 

A partir da análise e relatório de conclusão da consultoria ambiental, é possível encontrar meios de compensar ou até mitigar os possíveis impactos ambientais. 

 

No Brasil, a atuação das consultorias ambientais é bastante necessária visto que as últimas alterações no novo Código Florestal estipulam uma série de normas e leis sobre como devem ser realizados empreendimentos em áreas com potencial de conservação florestal.

 

Portanto, o trabalho do consultor ambiental é essencial para a promoção de um desenvolvimento mais sustentável e para a preservação da natureza e do meio de vida das populações nativas e tradicionais. 

O que faz um consultor ambiental?

Sua principal função é avaliar e estudar os possíveis danos que a interação humana pode causar na natureza e elaborar projetos que proponham uma mitigação dos efeitos colaterais.

 

Ao mesmo tempo, o consultor ambiental pode estar envolvido com a própria obtenção das licenças ambientais, e realizar estudos para tal. 

 

O trabalho do consultor ambiental também pode ser contratado para criar planos municipais de Gestão de Resíduos Sólidos e obter a outorga dos direitos de recursos hídricos. 

Outras responsabilidades e atribuições comuns do consultor ambiental

A área do meio ambiente é, por definição, um segmento interdisciplinar, que envolve diversas variáveis e conhecimentos. 

 

Por isso, a atuação do consultor ambiental pode ser bastante diversificada. Veja abaixo algumas outras atribuições e responsabilidades possíveis a esse profissional:

 

  • Confeccionar planos de recuperação de áreas degradadas;
  • Garantir o funcionamento dos empreendimentos que impactam a natureza;
  • Auxiliar no cumprimento do Novo Código Florestal;
  • Efetuar Cadastro Ambiental Rural;
  • Prestar assessoria a processos de defesa de Auto de Infração Ambiental;
  • Avaliar propriedades;
  • Elaborar planos de gestão ambiental;
  • Desenvolver modelos ambientais.

 

Em todas essas funções, o consultor ambiental deve elaborar estudos, diagnosticar possíveis problemas e, principalmente, encontrar soluções para implementar planos de manejo sustentável e rentável para o seu contratante. 

Como faz para se tornar um consultor ambiental?

Profissionais com diferentes formações de ensino superior podem atuar como consultor ambiental. Os cursos de graduação mais interessantes para quem deseja se especializar nessa profissão são:

 

  • Engenharia Ambiental;
  • Engenharia Florestal;
  • Gestão Ambiental;
  • Biologia;
  • Geologia;
  • Engenharia Agronômica.

 

No entanto, existem profissionais formados em outras graduações que também podem prestar serviços específicos como consultor ambiental, como advogados, sociólogos, antropólogos e geógrafos. 

O que é necessário para trabalhar como consultor ambiental?

É fundamental ter o registro no conselho de classe da sua profissão. Por exemplo, para pessoas formadas em Agronomia, o registro será o do CREA, a nível regional e estadual. Cada profissão possui seu próprio órgão de fiscalização e regulamentação.

Onde o consultor ambiental pode trabalhar?

O campo de atuação é bem vasto, visto que empresas de diferentes segmentos necessitam de acompanhamento e assessoria para o cumprimento da legislação ambiental brasileira.

 

De modo geral, instituições governamentais nas três esferas do executivo (prefeituras, governos estaduais e governo federal) podem contratar profissionais dessa área.

 

Ao mesmo tempo, uma gama enorme de empresas privadas, especialmente àqueles envolvidas com a realização de empreendimentos de infraestrutura ou setores ligados ao agro, são outra possibilidade de empregador. 

 

Há ainda indústrias e fábricas diversas, que por conta da sua própria especialização, contratam de forma recorrente consultores ambientais para integrar seus quadros ou prestar serviços. 

Competências importantes que um consultor ambiental deve ter

Apesar da especialização técnica ser um fator fundamental, há ainda outras competências que são imprescindíveis para esse profissional. Isso porque a profissão exige muita interação, seja com pessoas ou com esferas institucionais.

 

Assim, saber dialogar, ter ótimas habilidades de comunicação e até mesmo de persuasão podem colaborar muito para que um consultor ambiental se destaque no mercado de trabalho.

 

Além disso, é necessário que ele esteja constantemente atualizado sobre a legislação ambiental, que costuma mudar de tempos em tempos.

 

É essencial também que o profissional que atua na área de consultoria ambiental tenha um interesse real pela proteção do meio ambiente. Caso contrário, isso pode comprometer os resultados do seu trabalho. Ter princípios éticos nessa área é outra habilidade crucial. 

 

Não é necessariamente uma habilidade, mas é importante que a pessoa interessada em atuar na área tenha disponibilidade geográfica para viajar e conhecer muitos lugares. Inclusive, aqueles bem remotos ou no interior.

 

Fazer trabalho de campo é uma etapa indispensável para a elaboração da pesquisa e dos dados necessários para uma análise aprofundada do caso em questão. 

 

Finalmente, pode ser necessário ter habilidade para gerenciar equipes. Além disso, é fundamental ter uma ótima noção de organização, sistematização de dados e produzir relatórios eficientes. 

Qual é a média salarial de um consultor ambiental no Brasil?

De acordo com sites especializados, o salário médio de um consultor ambiental no Brasil fica em torno de R$ 4000 a R$ 4900.

 

Contudo, a faixa salarial vai depender muito da experiência do profissional e da responsabilidade envolvida na função. 

 

Por isso, não é incomum que consultores ambientais do tipo sênior cheguem a receber salários superiores a cinco dígitos mensais.

 

É bastante comum também nesse tipo de serviço a contratação de pessoas jurídicas. Nesses casos, o pagamento é feito por contrato ou produto. 

Qual a demanda de vagas de trabalho para consultor ambiental?

Pesquisando em alguns dos principais portais de emprego do Brasil, encontramos mais de 100 vagas disponíveis para consultor ambiental. Em outro, havia mais de 200 postos.

 

Contudo, é importante pontuar que nesse tipo de trabalho, é essencial a construção de uma boa rede de networking e referências. 

 

Isso porque muitos consultores ambientais não precisam se candidatar às vagas de trabalho. Eles são indicados por pares ou pessoas contratantes ou até mesmo já costumam estabelecer parcerias de médio e longo prazo com instituições públicas ou privadas.

 

A demanda para consultor ambiental no Brasil sempre será constante por conta da enorme dimensão territorial do nosso país e da efetividade da legislação ambiental. 



Vagas de Consultor Ambiental


Sobre o autor

Gisele Mendes - Marketing - Divulga Vagas
Gisele Mendes

Marketing - Divulga Vagas
 www.divulgavagas.com.br




Scroll to Top

PUBLICIDADE