Por que conseguir emprego está difícil

COMPARTILHE!
Por que conseguir emprego está difícil



O que veremos neste artigo

Você sabe por que conseguir emprego está difícil? Existem diversos fatores externos e econômicos no momento, que prejudicam quem está à procura de trabalho.

Você sabe por que conseguir emprego está difícil? Existem diversos fatores externos e econômicos no momento, que prejudicam quem está à procura de trabalho. No entanto, algumas vezes, falhas cometidas pelo candidato podem tornar o emprego mais distante. 

Por que conseguir emprego está difícil em muitos lugares?

Basta acompanhar o noticiário e estar conectado no mundo atual para perceber que conseguir emprego está difícil. A economia global ainda sofre as consequências do difícil período da pandemia de Covid-19.

 

Por isso, os países estão passando por um momento de mais recessão do que crescimento econômico. A inflação alta também é causada por fatores externos, como a crise dos combustíveis por conta da Guerra na Ucrânia.

 

Com menor crescimento, diminuem os investimentos, e as empresas precisam economizar. Não é coincidência o fato de grandes organizações e big techs estarem demitindo muitos funcionários, além de apresentarem balanços desfavoráveis.

Como está o cenário no Brasil?

Aos poucos, a taxa de desemprego no Brasil diminui. Durante o ano de 2022, nosso país registrou a maior queda em um ranking de 40 países, segundo levantamento da agência Austin Rating.

 

O nível de desemprego recuou de 13,7% em Novembro de 2021, para 9,7% no mesmo mês do ano passado. É uma redução superior a 4 pontos percentuais, bastante significativa. 

 

Esses dados são positivos porque representam a maior trajetória de queda no desemprego desde abril de 2015. Contudo, cerca de 8,7 milhões de profissionais ainda estão fora do mercado de trabalho ou trabalhando com ocupações informais. 

 

Com base nos dados econômicos do terceiro trimestre de 2022, conseguir emprego está difícil na região Nordeste, especialmente comparado com outras áreas do Brasil. Os estados que lideram a taxa de desemprego são Bahia, Pernambuco e Rio de Janeiro. 

Como superar a dificuldade de conseguir emprego?

Quem está desempregado há bastante tempo, além de viver em um estado de angústia constante por conta da dificuldade financeira, pode perder a motivação para procurar trabalho.

 

As negativas, falta de sucesso em entrevistas e a própria dificuldade econômica são empecilhos sérios que podem abalar a autoestima de quem procura emprego.

 

No entanto, é importante pensar positivo e não desistir. Muitas vezes, ainda há algumas medidas que podem tornar mais fácil o caminho de encontrar um emprego novamente. Assim, é fundamental buscar fazer aquilo que é possível e tomar decisões corretas.

Falta de qualificação é um dos principais motivos para o desemprego

Ao mesmo tempo em que, para muitas áreas, conseguir emprego está difícil, há outros segmentos que sofrem com a falta de profissionais qualificados, como por exemplo, a área de informática. E isso é algo que ocorre em todos os estados do Brasil.

 

Segundo dados do Mapa Industrial do Trabalho, nosso país está com um enorme déficit de formação e qualificação para ocupações industriais. 

 

Havia uma expectativa de que mais profissionais pudessem ocupar essas vagas até 2023. No entanto, os dois anos seriamente afetados pela pandemia de covid-19 fizeram com que os processos de qualificação fossem interrompidos ou até mesmo descontinuados.

 

Portanto, em muitos segmentos, essa demanda segue em alta. Uma dica é pesquisar quais são as ocupações industriais em alta na sua região e buscar qualificações gratuitas.

 

Instituições como SENAI e SENAC, além de institutos federais, oferecem diversas qualificações gratuitas, muitas delas com especialização superior a 120h. 

 

Uma característica muito positiva de fazer cursos nessas instituições é que elas divulgam vagas e oportunidades, além de promoverem uma grande rede de networking. 

 

É válido também observar quais talentos ou hobbies que você tem e podem se transformar em uma carreira, como por exemplo mecânica, cozinha, fazer bijuterias ou corte de cabelo.

Quais motivos podem impedir uma pessoa de conseguir emprego?

Além da questão do despreparo e qualificação, há outros motivos que podem impedir algumas pessoas de conseguir uma vaga de emprego. Muitas vezes, são erros ou padrões que podem ser contornados. Veja se você se encaixa em algum deles.

Falta de networking

A indicação de profissionais até hoje é uma das principais formas de conseguir emprego. Você já tentou contato com ex-colegas e chefes, que possam te oferecer ou te apresentar oportunidades?

 

Se você não mantém contato com pessoas dos seus empregos anteriores ou não construiu uma imagem positiva nas empresas por onde passou, isso é um ponto de atenção. 

 

A construção de uma boa imagem como profissional pode ser de grande valia quando precisamos encontrar novas oportunidades. Isso porque as pessoas não gostam de indicar pessoas que elas rotulam como profissionais inadequados.

Ir mal em entrevistas

O comportamento durante o processo seletivo também pode ser um empecilho contornável. Observe como é a sua postura, se ao falar você usa mais gírias do que o usual, se costuma usar roupas que não sejam adequadas para o perfil da vaga.

 

Os recrutadores observam todos os detalhes e às vezes, uma falha boba como uma roupa exagerada ou um modo de expressar ruim, podem pesar contra um candidato. 

Falhas na comunicação

Ter problemas de comunicação é outro motivo que pode fazer com que você não seja selecionado em processos seletivos. E observe que isso não significa que ser super extrovertido vai tornar mais fácil a sua busca por emprego.

 

Na verdade, o ideal é não falar demais, nem de menos. Você deve se expressar de forma objetiva e clara e falar apenas o que for perguntado. Contar histórias da sua vida ou abordar assuntos que não tem nenhuma relação com a vaga não vai fazer o recrutador te selecionar.

 

Ao mesmo tempo, ser uma pessoa muito tímida, que não consegue retratar a sua trajetória profissional ou falar dos seus anseios e pontos fortes, te enfraquece como candidato em potencial para ocupar um posto de trabalho. 

Mais qualificação do que o cargo exige

É totalmente compreensível que pessoas que têm formação, inclusive de nível superior, e estão desempregadas, enviem currículos para vagas em diferentes segmentos. 

 

No entanto, muitos recrutadores podem já descartar o seu perfil pelo fato dele ser incompatível com o emprego oferecido. 

 

Então, é importante estar atento a isso, para não aumentar a sua frustração. Busque vagas que sejam coerentes com a sua formação e atuação profissional. Se possível, escreva cartas de apresentação, onde possa falar melhor da sua trajetória. 

 

Conseguir emprego está difícil, contudo, você não pode desistir. Os índices de desemprego estão caindo em muitos estados brasileiros.

 

Às vezes, você só precisa investir um pouco do seu tempo em uma qualificação ou mudar sua atitude durante as entrevistas, para ingressar novamente no mercado de trabalho. 

 



Vagas de emprego


Sobre o autor

Gisele Mendes - Marketing - Divulga Vagas
Gisele Mendes

Marketing - Divulga Vagas
 www.divulgavagas.com.br




Scroll to Top