Concurso da prefeitura de Fortaleza - 128 Vagas

COMPARTILHE!
Concurso da prefeitura de Fortaleza - 128 Vagas



O que veremos neste artigo

Ao todo, são oferecidas 128 vagas de provimento imediato para o cargo de Agente municipal de operação e fiscalização de trânsito.

Boa oportunidade para os moradores do estado do Ceará e região! A prefeitura de Fortaleza abriu inscrições para concurso público para provimento de mais de 100 vagas imediatas para trabalho na área de operação e fiscalização de trânsito. Saiba mais!

Saiu o edital de concurso da prefeitura de Fortaleza, CE!

No dia 01 de setembro, a prefeitura de Fortaleza divulgou em seu site na internet o edital para provimento de vagas imediatas para a Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania. 

Quantidade de vagas?

Ao todo, são oferecidas 128 vagas de provimento imediato para o cargo de Agente municipal de operação e fiscalização de trânsito. Há reserva de vagas para candidatos negros e também para candidatos com deficiência. 

Período de inscrições e execução

Após período de interposição de recursos ao edital, as inscrições abriram no dia 14 de setembro. Elas estarão vigentes até o dia 15 de outubro.

 

As inscrições devem ser feitas somente pela internet, pelo próprio site de concursos da prefeitura de Fortaleza

Taxa de inscrições

O valor da taxa de inscrição é R$ 120,00. O último dia para o pagamento da taxa de inscrição é 18 de outubro. 

Onde fica o município de Fortaleza, CE?

Fortaleza é a capital do estado do Ceará e a maior cidade das regiões Norte e Nordeste em termos populacionais. Com um contingente de mais de 2.400.000 milhões de habitantes, Fortaleza é a quarta cidade mais populosa do Brasil.

 

É o PIB mais alto da região Nordeste e o 11º maior PIB dentre as capitais brasileiras. É um importante centro industrial e comercial do país, com o maior oitavo poder de compra municipal. As principais fontes econômicas são o setor de serviços, seguido pelo setor de indústrias. 

Além disso, Fortaleza é um dos principais destinos turísticos do país, sendo uma das rotas favoritas de turismo interno e também recebendo um bom fluxo de turistas estrangeiros, sobretudo europeus. 

Qual é a remuneração prevista para o cargo de Agente municipal de operação e fiscalização de trânsito? E a carga horária?

Os vencimentos iniciais para o cargo de Agente municipal de operação e fiscalização de trânsito, após o acréscimo das gratificações, é de R$ 5.561,89. A carga horária mensal é de 240h.

 

Há outros benefícios inclusos?

Os servidores nomeados poderão solicitar Auxílio Transporte e também tem direito a Auxílio Refeição. 

Quais são as principais atribuições do cargo de Agente municipal de operação e fiscalização de trânsito?

Há diversas atribuições e responsabilidades a esse servidor, posto que é uma função de enorme relevância para o funcionamento da vida pública na cidade.

No entanto, os três principais eixos de atuação da vaga são:
 

  • Manter a fluidez e a segurança no trânsito;

  • Fiscalizar o cumprimento das leis de trânsito;

  • Colaborar com a segurança pública. 

O descritivo de responsabilidades e ações previstas para cada eixo pode ser verificado de forma detalhada no edital. 

Quais são os requisitos para se candidatar ao cargo?

Há uma série de requisitos básicos, como estar quite com as obrigações militares e eleitorais e ter no mínimo 18 anos completos à data da posse.

Além disso, o candidato deve ter aptidão física e mental para o exercício das atribuições do cargo, possuir Carteira Nacional de Habilitação “categoria” B, apresentar certidão de foros criminais, dentre outras especificações que podem ser verificadas no edital. 

Como será organizado o concurso público da prefeitura de Fortaleza, CE para o cargo de Agente municipal de operação e fiscalização de trânsito?

Como é característico de processos seletivos para vagas com este enquadramento funcional, há uma série de etapas que o candidato deve cumprir e ser aprovado, até estar apto a tomar posse. 

No concurso público da prefeitura de Fortaleza para o cargo de Agente municipal de operação e fiscalização de trânsito, há seis etapas. São elas:

 

  • Prova escrita objetiva;

  • Prova de avaliação psicológica;

  • Prova de capacidade física;

  • Curso de formação profissional;

  • Procedimento de heteroidentificação;

  • Avaliação biopsicossocial. 

 

Os candidatos aprovados e classificados serão convocados para posse. 

Data de realização das etapas

O cronograma divulgado no edital expõe as datas prováveis de realização de cada uma das etapas do concurso público. Veja abaixo:

 

  • Prova escrita objetiva: 3 de dezembro de 2023, no turno da tarde;

  • Prova de avaliação psicológica: 7 de janeiro de 2024;

  • Prova de capacidade física: provavelmente, entre os dias 20 e 21 de janeiro de 2024 (ou nos dois dias);

  • Curso de formação profissional: de 31 de janeiro a 8 de março de 2024;

  • Procedimento de heteroidentificação e avaliação biopsicossocial: 17 de março de 2024.

 

No entanto, é fundamental estar atento às atualizações no site de concursos da prefeitura de Fortaleza porque podem ocorrer mudanças nas datas previstas. 

Quais são as disciplinas cobradas na Prova Escrita Objetiva?

As provas dos candidatos ao cargo de Agente municipal de operação e fiscalização de trânsito será dividida em dois blocos, sendo um de conhecimentos básicos e outro de conhecimentos específicos. Ao todo, a prova terá 80 questões.

As disciplinas de conhecimentos básicos são Língua Portuguesa, Raciocínio Lógico e Noções de Informática. 

Já os conhecimentos específicos são relativos às disciplinas de Noções de Direito Administrativo, Noções de Direito Constitucional, Noções de Direito Penal e Processual Penal, Noções de Ética e Legislação de Trânsito. 

Vale a pena fazer este concurso da prefeitura de Fortaleza, CE?

Sim, e há diversos motivos para isso. Em primeiro lugar, a remuneração é bem interessante, especialmente quando comparada a outras funções que não exigem nível superior.

 

Ser servidor público no município de Fortaleza é também um ótimo plano de carreira porque garante estabilidade e benefícios agregados. Além disso, Fortaleza é uma das principais cidades brasileiras, portanto, oferece uma ótima infraestrutura em termos de serviços. 

No entanto, é fundamental que os candidatos ao concurso considerem, antes da sua inscrição, se estão aptos a exercerem a função. 

Como vimos no descritivo das atribuições, é necessário ter ótima aptidão física e mental para a vaga e isso é verificado através de avaliações. 

Trabalhar com a organização e fiscalização de trânsito, além de oferecer suporte à segurança pública, é uma função com alto grau de responsabilidade. Assim, naturalmente envolve um alto nível de probabilidade de estresse.

Outro fator que o candidato deve levar em consideração é em relação à prova escrita objetiva porque os conhecimentos específicos pedem uma boa noção de direito e de legislação de trânsito.

Então, se o candidato tiver pouco conhecimento sobre essas áreas pode ser necessário dedicar um grande tempo aos estudos e a preparação para esse concurso, de modo a se tornar um candidato competitivo.
 

A concorrência será alta, por isso, uma ótima preparação (tanto em termos de conhecimento quanto a nível psicológico) será fundamental para um bom desempenho! Mantenha o foco se este for o seu objetivo e boa sorte!



Vagas em Fortaleza


Sobre o autor

Gisele Mendes - Marketing - Divulga Vagas
Gisele Mendes

Marketing - Divulga Vagas
 www.divulgavagas.com.br




Scroll to Top