Criado em meados dos anos 2000, o podcast já está nos ouvidos de 34,6 milhões de brasileiros, segundo a Associação Brasileira de Podcasters. Seguindo a lógica de streaming, o formato permite que as pessoas escutem seus programas favoritos na hora que preferirem. E vem dando certo – pelo menos por aqui. 

O relatório “State of the Podcast Universe” mostra que o Brasil é o país onde a produção de podcasts mais cresceu desde o começo do ano passado. Com a pandemia de Covid-19 e o consequente boom do entretenimento isolado, a audiência desse formato chegou a aumentar 33%, informa uma pesquisa da Kantar Ibope. Além disso, 43% dos brasileiros ouviram um podcast pela primeira vez durante a quarentena, segundo um levantamento da Deezer, plataforma de áudio e música.

A pesquisa da plataforma também deixou claro que, ao contrário de outros formatos, temas como humor, futebol e política não são os campeões de audiência. Nos podcasts, as bolas da vez são os conteúdos de lifestyle (24% do total de procuras), educação (14%) e negócios (12%). Escolha que para Mariana Dias, CEO e cofundadora da Gupy, empresa especializada em carreira e recrutamento, tem a ver com o “lifelong learning”, ou seja, a prática de continuar aprendendo mesmo depois da escola. 

“Os podcasts colaboram muito com o sucesso dos profissionais, especialmente por ser um tipo de conteúdo mais fácil de consumir. Além da praticidade, em geral os canais com as temáticas de empreendedorismo, liderança e carreira levam os ouvintes a se aprofundarem nos temas e ouvirem visões e experiências diferentes a respeito, o que provoca reflexões e estimula novas ideias. Tudo isso contribui para a adoção do lifelong learning, algo essencial para o mundo volátil e incerto no qual vivemos”, explica. 

e for para reter conhecimento de maneira prática, melhor ainda. Mariana aponta essa flexibilidade do podcast como um dos fatores responsáveis pelo seu sucesso no Brasil e no mundo. “Além de não ser necessário parar outras tarefas para ouvir um podcast, é possível fazê-lo enquanto realizamos uma atividade física ou enquanto dirigimos até o escritório. Esses momentos em que não estamos focados no trabalho são justamente aqueles em que temos as melhores ideias – já que a nossa mente está mais tranquila e trabalha melhor -, por isso há uma predisposição para que os profissionais tenham uma maior absorção e aproveitamento prático desse tipo de conteúdo”, resume. 

Diante dessa tendência que, ao que tudo indica, veio para ficar, a Forbes selecionou 12 podcasts voltados para quem almeja o sucesso na carreira – todos disponíveis no Spotify, Deezer e Apple Podcasts. Os temas vão desde liderança até dicas para o momento da entrevista de emprego. Veja quais são eles:

1. Guncast

Murilo Gun é o nome por trás do Guncast, um podcast que traz reflexões descontraídas sobre vida profissional e empreendedorismo. Fundador da Keep Learning School, o empresário já palestrou no TEDx e recebeu dois prêmios iBest pelo seu site pessoal. Para falar sobre criatividade e inovação, Gun também recorre a alguns temas de autodesenvolvimento e comportamento.

2. LíderCast

Conduzido por Luciano Pires, o mesmo responsável pelo site “Café Brasil”, o LíderCast é focado em temas relacionados a empreendedorismo e liderança. Toda semana, o jornalista bate um papo com um profissional de destaque de alguma área do mercado de trabalho, seja ela tecnologia, economia ou ciência. Por meio de dicas e conselhos, os convidados estimulam os ouvintes a desenvolver suas técnicas de liderança e de iniciativa.

3. Café com ADM

Produzido pelo portal “Administradores”, o Café com ADM traz um conteúdo bastante diverso sobre carreiras. Ao abordar assuntos que vão de tendências do mercado e dicas de investimentos a tópicos de gestão e liderança, o podcast também traz entrevistas com pensadores e personalidades de destaque. Apresentado por Leandro Vieira, CEO do site, o programa foi eleito o Melhor Podcast de Negócios do mundo em 2019 pela plataforma Podbean.

4. Braincast

Criado pela produtora de mídia especializada em podcasts B9 Company, o Braincast é voltado para discussões sobre tecnologia, publicidade e comunicação. Mesmo assim, profissionais de outras áreas podem extrair dicas sobre o mercado e questões socioeconômicas atuais. A conversa acontece entre Carlos Merigo, editor chefe da B9, Cris Dias, Guga Mafra, Luiz Hygino e Luiz Yassuda.

5. Like a Boss

Criado por dois CEOs – Paulo Silveira, do Grupo Caelum Alura, e Rodrigo Dantas, da Vindi -, o Like a Boss é um podcast voltado para o universo das startups. Em formato de série, cada temporada é formada por seis conversas com líderes e fundadores de empresas inovadoras, com um bate-papo sobre as principais decisões envolvendo o mercado.

6.VTCast

Produzido pelo portal “Vida de Trainee”, o VTCast aborda a entrada no mercado de trabalho. Em cada episódio, um especialista fala sobre dicas de estágios, entrevista de emprego, como organizar a vida financeira e até como conquistar a efetivação em grandes empresas. Em formato de entrevista, já são mais de 80 episódios disponíveis.

7. Na Linha de Frente

Na Linha de Frente é um podcast produzido pela fintech EqSeed. Quinzenalmente, investidores e fundadores de startups são chamados para falar sobre as decisões mais importantes que já tiveram que tomar no comando de suas empresas. O objetivo do programa é mostrar os desafios envolvidos na gestão de um negócio, desde a captação de recursos até a escalabilidade.

8. Foras de Série

Como o próprio nome sugere, o podcast escuta algumas das personalidades de maior destaque do país, como Maurício de Souza, criador da Turma da Mônica, e Luiza Trajano, fundadora do Magazine Luíza. Mediada por Alison Paese, André Barros e Rafael Cappelli, as entrevistas são cheias de dicas valiosas para quem pensa em empreender e buscar o sucesso profissional.

9. Frila Podcast

A carteira assinada deixou de ser um sonho para boa parte dos profissionais brasileiros. Com base nisso, o Frila Podcast produz conteúdo voltado para o universo dos freelancers e autônomos. Comandado por Lucas Gini, as dicas vão desde como precificar o serviço até maneiras de organizar o tempo. Toda semana, algum destaque da área é chamado para contar sua própria experiência fora do mercado de trabalho formal.

10. Carreira Sem Fronteiras

Produzido pela plataforma de ensino Alura, o Carreira Sem Fronteiras traz toda semana um episódio novo contando histórias de brasileiros que saíram do país para trabalhar em outro lugar. Ao todo, os mais de 120 episódios percorrem locais como Israel, Coreia do Sul, Dinamarca, Holanda, França, Canadá, Estados Unidos e onde mais o mapa mostrar. Os entrevistados falam sobre os desafios da mudança, a adaptação à nova cultura e o que descobriram no mercado lá fora.

11. POD+

O POD+ é apresentado pelo CEO da “Folha Dirigida”, Ricardo Marsili. A ideia é que o ouvinte conheça todo o universo por trás do funcionamento das grandes empresas do país. O ouvinte se depara com descrições do processo seletivo, as missões e culturas da marca, o que é preciso para ingressar na companhia e quais áreas costumam trazer mais oportunidades. O raio-x é uma boa pedida para quem almeja fazer uma escolha certeira na carreira.

12. Donas da P@#$% Toda

Com uma proposta um pouco diferente dos demais, o Donas da P@#$% Toda foca, exclusivamente, nos desafios que as mulheres enfrentam no mercado de trabalho. Criado pelas jornalistas Larissa Guerra e Marina Melz, o podcast traz temas como o home office e a tecnologia, além de abordar tópicos de comportamento e feminismo.

 

FONTE: 

https://forbes.com.br/carreira/2021/07/12-podcasts-para-alavancar-a-carreira/